Luanda - O secretário de Estado para o Desporto, Carlos Almeida, incentivou hoje, em Luanda, a sociedade para a pratica de exercícios físicos, com vista a melhoria da saúde.
Falando à imprensa, após ter corrido na Meia Maratona Internacional da Paz, o responsável adiantou ser importante a sua participação, para que possa incentivar os demais cidadãos sobre os benefícios dos exercícios físicos e a necessidade da prática desportiva, principalmente os jovens.
“É preciso dar o exemplo dentro das actividades físicas e do desporto. Assim, a sociedade vai entender que quem pratica o desporto tem reduzidas possibilidades de contrair certas doenças, resultantes da ociosidade.
Apelou a necessidade de cada vez mais incentivar os mais jovens sobre a importancia da prática do desporto, com vista ao aumento do leque de novos talentos no sector.
“Temos de começar a incutir a cultura desportiva, para depois começar a se pensar no desporto de alto rendimento. Existe muito potencial no atletismo e outras modalidades. Com um bom programa é possível identificar novos valores”, frisou.
Para o antigo basquetebolista, as regiões da Huíla, Bié e Huambo são os principais viveiros do atletismo angolano, em função da existência de bons corredores.
Ressaltou que o Ministério continuará a empenhar-se para, entre vários objectivos, levar o desporto para escola de forma sustentável, depois pensar-se na alta competição.
Quanto à corrida, 21.0975 km, com a participação de mais de mil atletas, entre nacionais e estrangeiros, esta primeira edição foi vencida pelo queniano Issac Chebuyo (1.03.17) e a etíope Yalemget Mekuriyaw (1:11.52), em ambos sexos.
A Meia Maratona é alusiva ao 20 aniversário da assinatura do Memorando de Entendimento para a Paz, rubricado no dia 4 de Abril de 2002.