Dundo - O vice-governador para o sector social, político e económico da Lunda-Norte, Frederico Barroso, anunciou esta quarta-feira, a construção, em breve, de um Centro de Emprego e Formação Profissional de referência, na cidade do Dundo, com financiamento do Banco Mundial.
Discursando no acto provincial em alusão ao Dia Nacional do Formador, que hoje se assinala, assegurou que os estudos técnicos e financeiros já estão em fase conclusiva, bem como identificado o espaço onde será erguido o centro.
Sem especificar pormenores técnicos e financeiros, o responsável disse que a concretização do projecto será um grande ganho para a juventude da cidade do Dundo.
Actualmente, os cursos promovidos pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), são ministrados em centros móveis.
Anunciou igualmente, a construção de três centros, com financiamento das empresas de exploração de diamantes.
Reiterou o compromisso do governo em continuar a apostar na qualificação técnica e profissional dos jovens , com vista a sua inserção no mercado de trabalho.
A província da Lunda-Norte conta com quatro centros de formação profissional, dos quais dois móveis na cidade do Dundo.
O dia 13 de Novembro marca a data em que foi aprovado o primeiro Estatuto da Carreira do Formador do Sistema Nacional de Formação Profissional tutelada pelo Ministerio da Administração Pública Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), por via do INEFOP.
A data foi instituída através do Decreto N.º 78/07 de 13 de Novembro, revogado pelo Decreto Presidencial 226/18, de 27 de Setembro que aprova o Estatuto da Carreira dos Agentes do Sistema Nacional de Emprego e Formação Profissional.JVL/HD