Luanda – Trinta e cinco novos autocarros da empresa de Transportes Colectivos Urbanos de Luanda (TCUL) vão circular, a partir deste domingo, em 10 rotas que ligam os municípios de Luanda e o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN).
Os referidos meios de transporte, com capacidade para 61 pessoas cada (27 sentados e 34 em pé), vão operar nos troços Sequele/AIAAN, Cacuaco/AIAAN, Kilamba/AIAAN, Talatona/AIAAN, Benfica/AIAAN, Zango/AIAAN e Capalanca/Viana/Primeiro de Maio/AIAAN, segundo o presidente do Conselho de Administração da TCUL, Nelson Jorge.
Os novos autocarros visam facilitar o acesso dos passageiros ao AIAAN, que vai começar a receber voos de passageiros da rota Luanda/Cabinda e vice-versa a partir deste domingo, dia 10.
Em conferência de imprensa, realizada esta quinta-feira, no novo aeroporto, Nelson Jorge esclareceu que os serviços dos autocarros estão divididos em semi-expresso curto e longo, com os preços a variarem de 500 a mil kwanzas.
O gestor da TCUL avançou que o serviço curto abrange 16 viagens/dia, enquanto o longo inclui nove corridas por dia, no período entre 4h00 e 23h00, altura em que chega o último voo.
Acrescentou que, nos próximos dias, serão feitas a identificação das paragens, um trabalho a ser desenvolvido com o gabinete de Transporte e Mobilidade Urbana do Governo Provincial de Luanda.
Com isso, Nelson Jorge assegurou estarem criadas as condições necessárias para dar resposta à mobilidade de passageiros, nesta primeira etapa de arranque de voos de passageiros.
Empresa gestora reitera prontidão do AIAAN
Na ocasião, o PCA da Airoport Temporary Operator (ATO), entidade responsável pela gestão temporária do novo aeroporto, António Pombal, reiterou prontidão para o início das operações de voos de passageiros, a 10 deste mês.
Fez saber que, nesta primeira fase, está traçado um plano comercial, que estabelece a ocupação limitada dos espaços comerciais que o aeroporto tem desenvolvido, numa perspectiva de dar primazia ao futuro operador definitivo.
Nesta perspectiva, já estão ocupados 50 por cento desses espaços, com restaurantes, cafés, serviços de táxi, bancários e outros serviços adicionais.
Por seu turno, o presidente da Comissão Executiva da TAAG, Nelson Oliveira, reafirmou a transferência do centro de operações da transportadora de bandeira nacional do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para o AIAAN, cuja infra-estrutura considerou mais moderna e ajustada aos desafios da actualidade.
Adiantou que a TAAG está a trabalhar no sentido de evitar cancelamentos de voos para Cabinda, a partir do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.
Por sua vez, o PCA da Agência Nacional dos Transportes Terrestres, Énio Costa, destacou os trabalhos em curso para a melhorar a acessibilidade ao novo aeroporto, com incidência para a Avenida Deolinda Rodrigues e Fidel de Castro, para além do plano de asseguramento e ordenamento do trânsito, este último em coordenação com o Ministério do Interior.
Apontou a sinalização como outro desafio a ser resolvida a breve trecho, a fim de melhor orientar as pessoas até ao novo aeroporto.
O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto inicia, no dia 10, a operação de transporte de passageiros, com quatro voos de ida e volta para Cabinda, das 8h00 às 23h00. ACC/QCB