Luanda – As candidaturas para o Programa de Estágios Profissionais e Comunitários para jovens universitários, edição 2024/2025, abrem terça-feira, dia 12, nas oito províncias do país, num investimento de 450 mil dólares americano da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG).
O estágio prevê beneficiar 150 finalistas universitários, nas províncias de Luanda, Zaire, Uíge, Benguela, Cuanza-Norte, Cunene, Malanje e Huambo, segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso este sábado.
De acordo com o documento, são elegíveis para o programa jovens finalistas universitários, entre 18 e 30 anos de idade, que não possuam experiência de trabalho remunerado.
Para o efeito, os interessados deverão inscrever-se, via online, até o dia 17 de Novembro, através da plataforma Mumala (www.muma.ao), gerida pela ONG Development Workshop Angola (DWA), executora do programa, anexando uma cópia do Bilhete de Identidade e a declaração de frequência escolar.
O projecto visa promover a capacitação e reforçar o empreendedorismo, tendo como grupo-alvo jovens finalistas nas áreas de Saúde, Engenharias (Informática, Agrónoma, Ambiental), Economia, Arquitectura e Urbanismo, Gestão de Empresas, Direito, Sociologia e Contabilidade.
Nas últimas três edições, realizadas entre os anos 2021 e 2023, o balanço indica que mais de 500 jovens universitários beneficiaram desse programa.
O referido programa insere-se na estratégia da ANPG e da Azule Energy voltada no apoio de desenvolvimento económico e social de Angola, em particular na capacitação do capital humano, bem como a promoção de empresas locais. CPM/QCB