Baku (Da enviada especial) - A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, visitou, esta quinta-feira, em Baku, a Universidade Estadual de Petróleo e Indústria do Azerbaijão, no quadro do fortalecimento da cooperação no domínio da pesquisa, ensino e investigação científica.
A visita à universidade visou o fortalecimento da cooperação no domínio da pesquisa, ensino e investigação científica, principalmente a nível da produção sustentável de hidrocarbonetos.
Durante a visita, a Vice-Presidente da República escreveu no livro de honra da instituição o seu reconhecimento pela universidade, que completa 104 anos, referindo que a ciência, a tecnologia e o conhecimento são pilares fundamentais para o desenvolvimento das sociedades.
“Que permaneça entre os nossos povos a amizade e fraternidade, de modo a permitir que centenas de angolanos concluam os seus estudos nesta instituição de excelência“, escreveu.
O ministro da Educação do Azerbaijão, Emin Amrullayev, mostrou-se satisfeito com a visita do Vice-Presidente da República à instituição pela história que une os dois países.
Conforme o governante, o encontro vai permitir que se continue a manter boa relação ao mais alto nível.
“A tarefa é continuar e reforçar a cooperação. Acreditamos que a diversidade dos alunos é a grande riqueza de uma universidade", afiançou.
Manifestou o interesse de no próximo ano lectivo ter estudantes angolanos.
“E é por isso que em várias partes deste edifício a universidade se lembra da figura de José Eduardo dos Santos e será bom passar para as futuras gerações como a educação pode mudar e aumentar as relações fortes entre as nações“, reforçou.
A universidade completa no dia 14 de Dezembro 104 anos de existência.
Actualmente, a universidade mantém relações de parceria directa com 75 universidades de mais de 25 países. Ao abrigo dos contratos existentes, são realizados intercâmbios de estudantes e docentes e implementados projectos de investigação conjuntos.
Cerca de 14.000 estudantes estudam na universidade, dos quais cerca de 400 são estudantes estrangeiros.
A instituição é uma das universidades mais antigas, maiores e mais prestigiadas do Azerbaijão.
Esperança da Costa encontra-se no Azerbaijão desde o dia 10 deste mês, onde participa na Conferência sobre o Clima (COP29) e, paralelamente, desenvolve uma agenda no âmbito do reforço da cooperação.FMA/ART