Saurimo – A ENDIAMA Ming investiu, nos últimos cinco anos, 40 milhões de dólares norte-americanos, em prospecção geológica em três projectos mineiros na província da Lunda-Norte.
A informação foi prestada esta sexta-feira, em Saurimo, pelo director-geral da ENDIAMA Mining, Pedro Galiano, sublinhando que nesta fase, de prospecção, estão empregados cerca de 600 jovens.
Sem especificar a data do término da prospecção e os indicadores em termos de reservas de diamantes, assegurou que os resultos preliminares são animadores.
Fez saber que o valor serviu também, para salvar os projectos Uari e Luembe, que por razões técnicas e financeiras estavam a beira da falência.
Por outro lado, informou que desde 2019, a instituição investiu mais de dois milhões de dólares em projectos de intervenção ambiental.
No quadro da responsabilidade social corporativa, anunciou a disponibilização, a partir de Novembro de 2025, de dois milhões de dólares para projectos cognominados, oficinas para produção artesanal de sabão e formação profissional para os jovens.
Acrescentou que o montante servirá também para espectáculo músico-cultural de beneficência, cujas receitas servirão de apoios às crianças desfavorecidas nas províncias da Lunda-Sul, Lunda-Norte e Luanda.
A ENDIAMA MINING é uma subsidiária técnico operacional da ENDIAMA EP, criada aos 24 de Abril de 2012. JW/HD