Chipindo - O município de Chipindo, a 456 quilómetros a Norte do Lubango, província da Huíla, está sem comunicações da única rede de telefonia móvel há dois dias, devido à uma avaria na torre da Unitel instalada naquela localidade.
Os munícipes estão preocupados e querem ver resolvida a situação, segundo Antónia Nica, que afirma estar cortada a comunicação por voz e internet.
A falta de sinal, disse Marcos Julceu, outro munícipe, afectou, também, os munícipes de Caconda que não conseguem entrar em contacto com os seus familiares do vizinho Chipindo, onde as autoridades garantem que contactos estão a ser feitos para a retoma do sinal o mais breve possível.
Sobre o assunto, uma fonte da Unitel disse à ANGOP, que a transmissão para a torre de Chipindo vem do Huambo (a 80 quilómetros), mas houve um problema no reabastecimento da fonte de geração de energia, que devido a degradação da via provocada pelas chuvas, o gasóleo não chegou à zona, mas que deve ser solucionado nas próximas horas.
O Chipindo é o mais distante dos 14 municípios da Huíla, cujo acesso é por estrada não asfaltada e que está em obras. O município mais próximo é o Cuima (Huambo) que está a 80 quilómetros. MS