Ondjiva – O processo de recolha de dados estatísticos às famílias falta ser concluído em duas secções censitárias da comuna do Chiedi, município de Namacunde, província do Cunene, no quadro do Censo Geral da População e Habitação que decorre no país desde 19 de Setembro último.
Até ao momento, a província do Cunene conta com duas mil e 297 concluídas, segundo o coordenador técnico do Censo no Cunene, José Jacinto.
Em declarações à imprensa, a fonte referiu que o processo decorre na normalidade, com alcance de mais de 90 por cento das localidade, esperando concluir ainda esta semana.
Em termo de cobertura, disse que estão a trabalhar nas áreas concluídas no sentido de auferir as áreas não cadastradas, confirmar e verificar se de facto todos agregados foram cadastrados.
José Jacinto apelou a população a manterem o espírito do bom senso, primando pelo fornecimento de dados fiáveis.
Relativamente às áreas de difícil acesso, disse que todas encontram-se fechadas, mas em caso de necessidades vão contar com a disponibilidade de meios aéreos das Forças Armadas Angolanas, assim como viaturas pesadas.
Sob o lema “Juntos contamos por Angola”, o Censo/2024 foi prorrogado para até 19 deste mês.
O processo censitàrio envolve 79 mil 423 agentes de campo, divididos em 67 mil 131 recenseadores e 12 mil 92 supervisores, que estão assegurar o trabalho em todo o território nacional. FI/LHE/QCB