Mbanza Kongo – Com 98 votos a favor dos 320 válidos, Isabel Dimbo Nkidisala, foi eleita esta quarta-feira, nesta cidade, presidente da Associação da Mulher Professora no município de Mbanza Kongo, província do Zaire.
A eleição de Isabel Nkidisala aconteceu durante a realização da primeira assembleia ordinária desta organização, que na manhã desta quarta-feira decorreu no anfiteatro do segundo edifício do Governo Provincial.
A Associação da Mulher Professora tem, entre outros propósitos, dinamizar a emancipação desta franja e promover acções solidárias em prol das associadas e não só.
Isabel Nkidisala, que durante três anos vai dirigir a organização, concorreu pela lista A, num universo de cinco aspirantes ao cadeirão máximo da Associação da Mulher Professora no município sede.
Ao dirigir-se aos presentes, momentos após a sua eleição, a presidente prometeu trabalhar afincadamente para não defraudar a confiança a si depositada.
Convidado para abrir o certame, o administrador municipal de Mbanza Kongo, Manuel Nsiansoki Gomes, pediu coesão e espírito de equipa à nova direcção para a concretização dos objectivos preconizados.
“Espero que a associação venha a ser defensora acérrima dos direitos da mulher professora no município de Mbanza Kongo, visando dignificar cada vez mais essa franja da nossa sociedade”, ressaltou.
Participaram desta primeira assembleia ordinária da Associação da Mulher Professora, que decorreu sob o lema: “valorizar a voz da mulher professora, rumo ao processo de ensino e aprendizagem”, directores escolares e seus adjuntos, chefes de secções do sector, entre outros convidados.
O município de Mbanza Kongo tem um corpo docente composto por mil e 538 professores, dos quais 389 mulheres, distribuídos por 49 escolas do ensino primário ao II ciclo de ensino secundário. DA/JL