Ondjiva- Quatrocentos e 20 alunos de ensino primário da localidade de Ondobondjola, município do Ombadja, província do Cunene, estão com melhores condições de ensino, com a reabilitação da escola de quatro salas.
A infra-estrutura, única na região, foi reinaugurada esta quarta-feira pela administradora de Ombadja, Elizeth Mwamelungi. Dispõe de quatro salas de aula, um gabinete do director, sala dos professores e dois WC, sendo que as aulas serão ministradas por 16 professores.
A reabilitação, orçada em 17 milhões 998 mil kwanzas, insere-se no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza. Incluiu o estancamento das fissuras, reparação do pavimento e tecto, rede de esgoto e eléctrica, portas, janelas, pintura, colocação de louça sanitária, entre outros.
Na ocasião, a administradora referiu que a acção enquadra-se nas celebrações dos 49 anos da Independência de Angola, assinalado no passado dia 11 de Novembro, frisando que vai garantir um ambiente escolar mais atractivo, influenciando positivamente no grau de aprendizagem dos alunos e elevar as metas educativas dos professores
Enfatizou que ao longo dos anos, o Executivo angolano tem trabalhado para garantir os direitos fundamentais, criando assim, condições necessárias como direitos económicos, políticos, sociais e culturais e na promoção do bem social.
A par da escola, foram igualmente entregues dois furos de água nas localidades de Capika e Mubonde, com sistema de bebedouros acoplados.
Testemunharam ao acto, membros da administração local, líderes religiosos, autoridades tradicionais, órgãos de defesa e segurança, representantes de partidos políticos, entre outros convidados.FI/LHE/SEC