Luanda – O Executivo recomendou, esta quarta-feira, ao Governo provincial do Cuanza-Norte o apetrechamento do Hospital Municipal de Cambambe, com a maior urgência possível, para colocar à disposição das populações.
De acordo com o comunicado final da reunião presidida pelo Chefe de Estado, João Lourenço, foi igualmente orientada a conclusão do projecto de concepção, construção e apetrechamento do Instituto Superior Politécnico de N’Dalatando.
O encontro, inserido na agenda de trabalho de dois dias do Presidente da República a esta região, recomendou ainda a construção de uma portagem e um posto de pesagem na zona do Nzenza do Itombe, de modo a controlar ligação entre as regiões Leste, Norte e Centro à capital do país.
A reabilitação dos principais troços que ligam Catete à Maria Teresa e do Nzenza do Itombe-Cachilo a N´Dalatando, a construção da estrada que liga a Estrada Nacional 120 a Massangano, são outras acções a ser executadas.
A lista de tarefas definidas para a província inclui ainda a implementação de um programa de recuperação do Forte do Massangano, com vista à promoção do turismo naquele ponto histórico de referência internacional.
Orientou ainda que se priorize os projectos de auto-construção dirigida para responder às preocupações de habitação social na província, tal como programar a requalificação da Marginal do Dondo para que, tão logo haja recursos financeiros, se inicie a sua implementação.
Por último, a reunião encarregou a reversão a favor do Estado, as unidades fabris e fazendas que estejam em estado de abandono e de sub-utilização, de modo conferi-los a utilidade para as quais foram concebidas.ART