Saurimo - Catorze mil jovens foram formados em diversas especialidades, pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) na província da Lunda-Sul, nos últimos 10 anos.
A informação foi prestada hoje, quarta-feira, em Saurimo, pelo chefe dos serviços provinciais do INEFOP na Lunda-Sul, Constantino António, no acto comemorativo do Dia Nacional do Formador.
Disse que os jovens foram formados nas especialidades de electricidade, construção civil, corte e costura decoração, informática, pastelaria, energias renováveis, electricidade predial, serralheria, entre outras.
Reiterou que a instituição vai continuar a trabalhar no sentido de melhorar a qualidade da formação, para que os formandos tenham facilidades no acesso ao emprego.
O INEFOP na Lunda-Sul controla 141 formadores, distribuídos em 18 centros, sendo nove privados.
O dia 13 de Novembro marca a data em que foi aprovado o primeiro Estatuto da Carreira do Formador do Sistema Nacional de Formação Profissional tutelada pelo Ministerio da Administração Pública Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), por via do INEFOP.
A data foi instituída através do Decreto N.º 78/07 de 13 de Novembro, revogado pelo Decreto Presidencial 226/18, de 27 de Setembro que aprova o Estatuto da Carreira dos Agentes do Sistema Nacional de Emprego e Formação Profissional.EM/JW/HD