Luanda - O Kabuscorp do Palanca foi sancionado pela Federação Angolana de Futebol (FAF) com a perda de três pontos na classificação do Campeonato Nacional de futebol (Girabola2021/22), tratando-se da terceira vez em situação idêntica.
Tal como nas duas anteriores ocasiões, a formação do Palanca é punida por incumprimento contratual, desta vez com o antigo preparador físico, o cubano Lázaro Ramon, ficando agora com sete pontos, na 15 ª posição.
Numa nota da FAF que a ANGOP teve acesso, neste domingo, em Luanda, o clube foi ainda instado a pagar uma multa não inferior a 2000 UCF (um UCF é equivalente a 88 Kwanzas) dentro de 30 dias.
A não observância de tal disposição é passível de despromoção ao escalão inferior do futebol nacional, vulgo Segundona.
Na comunicação é anunciada a abertura de um inquérito disciplinar contra o presidente de direcção do Kabuscorp do Palanca, Bento Kangamba, por proferir palavras difamatórias e caluniosas, que atentam a honra e o bom nome do órgão reitor do futebol nacional.
É a terceira vez que o campeão do Girabola2013 sofre redução de pontos na secretaria por incumprimentos contratuais, depois do sucedido no caso do ex-atleta Nary, treinador Paulo Torres e o preparador físico Rui Oliveira.
A presente edição do Girabola é liderada pelo Petro de Luanda com 54 pontos, enquanto o Sporting de Benguela é o 16º e último colocado, com apenas três pts.