Lubango – Cento e 50 cidadãos de vários estratos sociais marcharam hoje, sábado, na cidade capital da província da Huíla, Lubango, em solidariedade para com as pessoas com o cancro da mama, do colo do útero e da próstata.
Trata-se no de uma marcha denominada “sector financeiro a cor muda, a luta não”, num evento organizado pelo Banco Nacional de Angola (BNA), em parceria BPC e bancos comerciais sediados nesta urbe.
Ao falar à ANGOP, no final da actividade, a delegada regional do Banco Nacional de Angola, BNA, Ana Lages Covilhã, afirmou que o objectivo desta actividade é de solidarizar-se com as mulheres que vivem com essa doença, para que tenham a cultura de adesão às consultas.
Já a especialista obstetra, Jael Prado, defendeu a necessidade de uma maior prevenção das doenças oportunistas, de modos a se ter uma vida saudável.
A também vice-presidente da Liga de Luta contra o câncer da mama, destacou que o câncer da mama é causado pela multiplicação desordenada de células anormais na mama formada por um tumor.
Considerou que os factores de risco relacionados ao desenvolvimento ao câncer da mama tem a ver com a falta da actividade física, tabagismo, factores ocupacionais, peso corporal, hábitos sexuais, bebidas alcoólicas, exposição solar e radiações e medicamentos.
Este é a primeira marcha do género que o BNA e parceiros desenvolveram na Huíla. JT/MS