Huambo – A formação de técnicos e árbitros, a melhoria das instalações provinciais e a disponibilização de material desportivo constam das prioridades do candidato da lista B às eleições da Federação Angolana de Xadrez, Mário Neves.
O aspirante ao “cadeirão” máximo da Federação Angolana de Xadrez falava à imprensa, após apresentar o seu programa eleitoral à população votante da província do Huambo, para o mandato 2024-2028.
Disse que, em caso de vitória, vai apostar na inovação e integração da modalidade em todas as províncias do país, com 10 pontos fundamentais e sustentáveis, para o salto quantitativo e qualitativo necessário.
A título de exemplo, citou que a província do Huambo tem como ponto negativo a falta de instalações próprias para o seu normal funcionamento, gritante problema de material desportivo e falta de técnicos formados, apesar de ter uma população com vontade de abraçar o xadrez.
Para tal, disse ser importante que a federação abrace, junto aos seus parceiros, esta causa, com uma visão estratégica, integrada e de qualidade, para se ter muitos mestres locais, para engrossarem o xadrez nacional.
Frisou que a sua candidatura, sob o lema “inclusão e inovação no xadrez para o engrandecimento da nação”, vai, em caso de triunfo, preparar a base, para tirar jogadores angolanos para as competições de alto nível mundial.
Concorrem, igualmente, à liderança da Federação Angolana de Xadrez, cujas eleições estão marcadas para 30 do corrente mês, o candidato Domingos Ferraz (lista A), Eriksson Soares (lista C), Tito Martins (lista D) e Abraão dos Reis (lista E). ZZN/JSV/ALH