Luanda - O Bureau Político do MPLA aprovou este sábado, em Luanda, os documentos reitores que serão submetidos ao VIII Congresso Extraordinário do partido, marcado para Dezembro.
Em declarações à imprensa, no final da reunião, orientada pelo Presidente do partido, João Lourenço, o secretário do BP do MPLA para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Pedro Neto, revelou que o congresso extraordinário fará uma avaliação dos estatutos do partido e proceder a aprovação do plano de Comunicação e Marketing.
Segundo o dirigente partidário, o congresso extraordinário de Dezembro
vai, grosso modo, fazer uma avaliação da vida do MPLA desde a independência e os desafios do futuro.
Durante a IV sessão ordinária do BP do MPLA foram também aprovados documentos internos relativos ao presidium do congresso extraordinário e de outros órgãos que vão dirigir a reunião.
"Constituiu ponto forte desta agenda à preparação do oitavo congresso extraordinário do partido e, por este facto, tratamos de fazer a apreciação e aprovação de alguns documentos que serão especificamente tratados nesse congresso", aclarou Pedro Neto.
A reunião, que decorreu no Complexo do Futungo II, em Luanda, apreciou a informação do Secretariado do BP sobre as actividades desenvolvidas duranteo II quadrimestre de 2024, tal como a informação da Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria, desenvolvida nesse período.
Os participantes abordaram ainda questões relacionadas com a vida interna do partido e apreciaram o Plano Anual de Actividades e Eventos para o ano 2025, bem como o respectivo orçamento e gestão de quadros.
Apreciaram, de igual modo, a agenda de trabalhos a ser submetida à próxima reunião do Comité Central, prevista para o dia 25 de Novembro.
O Bureau Político é o organismo permanente da Direcção do MPLA, que delibera no intervalo entre reuniões do Comité Central e se ocupa dos ajustamentos pontuais das estratégias do MPLA, tendo como primeira das suas competências organizar a vida interna do partido.
Compete ainda ao Bureau Político do MPLA pronunciar-se sobre a designação de militantes para o exercício de cargos ou funções de responsabilidade política a nível nacional.
O Comité Central (CC) do MPLA é composto por 693 membros, dos quais 101 são do seu Bureau Político (BP).DC/ART