Chinguar - Um milhão e 111 mil plantas diversas serão colocados no polígono florestal da Ganga Sapinde, situado no município do Chinguar, a 75 quilómetros a Oeste da cidade Cuito, província do Bié.
Entre as plantas, a serem aplicadas numa área mil hectares, destaque para cedro, eucaliptos, pinheiro, entre outras espécies.
Os dados foram avançados, neste sábado, no município do Chinguar, província do Bié, no acto de arranque da campanha florestal 2024 do Instituto de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (ISSFAA), presenciada pelo secretário de Estado dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos André Chicanha.
Em declarações à imprensa local, no polígono florestal da Ganga Sapinde, Domingos André Chicanha assegurou que este projecto, além de preservar o meio ambiente, trará rentabilidade económica às FAA, de maneiras que o ISSFAA deixará de depender totalmente do Orçamento Geral do Estado (OGE).
Já a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico da província do Bié, Alcida de Jesus Camatele Sandumbo, destacou o investimento que as Forças Armadas Angolanas têm vindo a fazer na área de reflorestamento, visando combater o aquecimento global.
O director-geral do Instituto Nacional de Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (ISSFAA), tenente-general Cristóvão Júnior, sublinhou que, para a plantação de árvores na Ganga, contam com o apoio de 800 militares, além dos trabalhadores efectivos do polígono, estimado em mais de cem.
Cristóvão Júnior acrescentou, de igual modo, que o instituto pretende ainda apostar na produção de mel nos quatro polígonos existentes no país, sendo dois no Bié (Chinguar e Catabola), um no Huambo e outro na Huíla.
O polígono do Belchior conta neste momento com mais de um milhão e 100 mil árvores, entre eucaliptos, cedros, pinheiro, parical e outras, plantadas em finais de 2021 a 2023.
Desde o início deste projecto, em 2021, até à presente data, os polígonos florestais da Ganga e do Belchior já atingiram uma área de plantio acima de dois milhões e 700 mil árvores distintas, em mais de mil hectares.
Já para os próximos 15 anos, a projecção do Instituto Nacional de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas é de se plantar 100 mil hectares com árvores diversas, num investimento que vai rondar os 40 milhões de dólares.
No Bié, alem dos polígonos, o ISSFAA gere um centro de mudas (Catabola), que tem uma capacidade de produzir dois milhões por ciclo. Está implantado numa área de 36 mil e 50 metros quadrados.
Testemunharam a cerimónia membros do Executivo e do Governo da província do Bié e Huambo, responsáveis do Fundo Soberano e das FAA e população em geral.
JEC/PLB