Huambo – A Delegação Regional Centro do Banco Nacional de Angola (BNA) no Huambo promoveu, este sábado, uma marcha de consciencialização, prevenção e importância do diagnóstico precoce do cancro da mama, do colo do útero e da próstata.
A caminhada, realizada em coordenação com os demais reguladores do sistema financeiro local, iniciou na sede do BNA (parte Baixa da cidade do Huambo) e terminou nos serviços de Oncologia do Hospital Geral do Huambo (zona Alta) num percurso de, aproximadamente, três quilómetros, onde visitaram os doentes acometidos com doenças cancerígenas.
A marcha, antecedida de uma sessão de ginástica, decorreu sobre o lema “ No sistema financeiro a cor muda, a luta não”.
Na ocasião, a directora regional do Banco Nacional de Angola na província do Huambo, Rosalina Lopes Lima, informou que a iniciativa visou despertar e consciencializar os membros do sistema financeiro e a população, em geral, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce das doenças cancerígenas.
A responsável deu a conhecer que a marcha serviu, igualmente, para prestar solidariedade aos doentes acometidos com cancros.
Disse que a banca se mobilizou no quadro das jornadas Outubro Rosa e Novembro Azul, respectivamente, pois pretende continuar a consciencializar sobre a importância da prevenção, com foco na salvaguarda do bem vida.
Por sua vez, a chefe dos serviços de enfermagem da área de Oncologia do Hospital Geral do Huambo, Benvinda Anjinho, enalteceu a iniciativa do BNA e parceiros, para incentivar o diagnóstico precoce, devolvendo a esperança de vida aos utentes, na sua maioria, em estado clínico preocupante.
Deu a conhecer que, neste momento, controlam 14 doentes, dos quais seis em estado crítico, ao passo que, semanalmente, assistem em média 20 casos nos cuidados ambulatórios, voltado ao tratamento paliativo.
Em breves declarações, a secretária da Associação Nacional de Combate ao Cancro no Huambo, Eutina Dionísia, valorizou a iniciativa do BNA e apelou às demais organizações da sociedade para juntarem-se nesta causa, para além das efemérides, em prol do bem vida.
A marcha do Banco Nacional de Angola decorreu sobre o lema “ No sistema financeiro a cor muda, a luta não”.
Sessão de ginástica Novembro Azul
Paralelamente, um grupo de 203 militantes da OMA na província do Huambo participou de uma sessão de ginástica, inserida na campanha Novembro Azul, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata.
Em declarações à imprensa, a secretária executiva da OMA na província do Huambo, Celina Luvindja, disse que a iniciativa visou sensibilizar a sociedade, especialmente os homens, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata.
Disse que esta medida visou, igualmente, reforçar o papel crucial da prevenção para aumentar as hipóteses de tratamento eficaz da doença.
A responsável afirmou que o cancro da próstata é uma doença que precisa ser diagnosticada e tratada antes que a sua consequência se agrave, daí a necessidade incentivar a alimentação saudável, a prática de actividades físicas que garantem qualidade de vida aos doentes.
Por seu turno, o médico cirurgião e chefe do serviço de Oncologia do Hospital Geral do Huambo, Matias Gourgel, disse são controlados actualmente 68 casos, destes 20 recebem tratamento no sistema ambulatório com prestação de serviço de urologia, 34 suspeitos e 14 casos paliativos que requerem um acompanhamento dos familiares.
O especialista apelou à sociedade, em particular os homens acima 40 anos de idade, a procurarem pelos serviços de Oncologia para serem submetidos a exames de rastreio, para evitar mortes por doença do câncer da próstata. MLV/JSV/ALH