Benguela – Cerca de cinquenta e uma mil famílias desfavorecidas podem beneficiar, brevemente, de transferências sociais monetárias no município da Ganda, província de Benguela, no âmbito do programa Kwenda, soube hoje ANGOP.
Trata-se de 66 mil kwanzas a serem entregues semestralmente a cada agregado familiar, num período de dois anos.
Segundo a directora do Fundo de Apoio Social – Instituto de Desenvolvimento Local em Benguela, Jasmim Ndatimana, que falava à margem do acto de abertura e apresentação pública do programa Kwenda na circunscrição, caso todos agregados sejam aprovados, estima-se que sejam transferidos mais de três mil milhões de kwanzas.
Para além da apresentação pública, explicou, teve já início o processo de mapeamento das aldeias e bairros, com o auxílio das autoridades administrativas, tradicionais e outros agentes que fazem parte do processo.
Depois deste passo, vai seguir-se a formação dos cadastradores, Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) e só posteriormente serão cadastradas as famílias.
“É uma satisfação porque este é o momento em que nós estamos a firmar o compromisso de levar o benefício a estas famílias num período de dois anos", disse.
Jasmim Ndatimana informou que a Ganda é um dos três novos municípios que serão beneficiados brevemente pelo Kwenda a nível da província de Benguela, juntamente com o Bocoio e Balombo.
Neste momento, já está a ser feito o cadastramento dos potenciais beneficiários no município do Bocoio e chegou a vez de fazer o mesmo na Ganda.
A responsável voltou a apelar aos futuros beneficiários que usem o dinheiro de forma racional, porque as transferências sociais monetárias são mesmo para acautelar situações emergentes sentidas pelos agregados.
Já o administrador municipal da Ganda, Francisco Prata, afirmou que os munícipes já aguardavam pelo Kwenda há bastante tempo, considerando ser um programa que mostra que o Executivo está interessado em resolver os problemas do povo.
O soba Pedro Caquarta, visivelmente satisfeito, corroborou que o Kwenda era aguardado ansiosamente pela população, uma vez que já tem ajudado a população de outros municípios.
O programa Kwenda, a nível da província de Benguela, beneficia comunas dos municípios do Chongoroi, Caimbambo e Cubal, beneficiando 121.853 agregados familiares com um valor desembolsado de cerca de nove mil milhões de kwanzas.
O Kwenda é um programa de iniciativa do governo de Angola e visa apoiar 1.608.000 famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade no país. Está avaliado em USD 420 milhões, sendo USD 320 milhões financiado pelo Banco Mundial e USD 100 milhões do Tesouro Nacional.
O programa comporta quatro (4) componentes, como transferências sociais monetárias, inclusão produtiva, municipalização da acção social e reforço de cadastro social único. CRB