Luanda – Uma delegação angolana, composta por membros da Comissão Nacional do Processo Kimberley (CNPK), vai participar na Reunião Plenária do Sistema de Certificação de Diamantes, a decorrer de 12 a 15 deste mês, na cidade do Dubai, Emirados Árabes Unidos (EAU).
No encontro, a comitiva angolana é chefiada pelo coordenador executivo da CNPK, Estanislau Buio, integrando quadros seniores do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Endiama e Sodiam, segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso esta segunda-feira.
Durante a reunião, que também junta representantes dos países membros do Processo Kimberley, da indústria e sociedade civil, os participantes vão avaliar várias propostas projetadas por grupos e subgrupos de trabalho ao Comité Ad-hoc de Revisão e Reforma do Sistema de Certificação de Diamantes, no encontro de Luanda, realizado em Outubro último, na capital angolana.
O evento vai permitir, igualmente, debater e avaliar os relatórios dos grupos de Trabalho de Monitorização, dirigido pela África do Sul, Estatísticas (EUA), Peritos em Diamantes (Conselho Mundial de Diamantes), Exploração Aluvional Artesanal (RDC), Comité de Regras e Procedimentos (Rússia) e Comité de Presidência e Participação (Zimbabwe).
Ainda no quadro do Comité Ad-Hoc da Revisão e Reforma em curso, poderão ser adoptadas várias decisões administrativas.
Angola é co-fundadora e participante activa das principais decisões do Processo Kimberley, criado em 2003 com o objectivo de eliminar o comércio de diamantes de conflitos. QCB