Luanda – A Provedora de Justiça, Florbela Araújo, destacou hoje, em Luanda, que a Independência Nacional traduziu-se na resiliência dos angolanos, que destemidamente deram o melhor de si, para o alcance da soberania nacional.
Entre os filhos destemidos de Angola, destacou o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que se dedicou de forma abnegada em prol da liberdade do seu povo.
Essa informação veio expressa numa nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso, por ocasião da celebração do 49º aniversário da Independência Nacional que se comemora hoje.
No documento, Florbela Araújo, refere que esta é uma conquista que, ao longo destes 49 anos, vem se assumindo como pilar da maior afirmação do Estado democrático de direito, do qual o Provedor de Justiça é parte fundamental, que actua como “espinha dorsal” da sua democracia, ao ser, na maioria dos casos, quem dá “vez e voz” ao cidadão comum.
“Enquanto entidade pública e independente, a instituição, Provedor de Justiça, recorda e homenageia a bravura dos heróis, das heroínas destemidos que souberam defender os interesses da Nação, entre os quais se destaca a garantia da integridade territorial, física dos cidadãos, cuja defesa é, constitucionalmente, consagrada ao Provedor de Justiça”, realça.
Em seu nome e no de Provedor de Justiça-Adjunto, dos titulares de cargos de direcção e chefia, dos funcionários e agentes administrativos da Provedoria de Justiça, felicitou todos os angolanos pela celebração dos 49 anos de Independência do país. LDN/AJQ