Dundo- A governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, reforçou esta segunda-feira, o apelo para a necessidade da preservação das "grandes" conquistas do povo angolano, com realce para a soberania, paz, reconciliação e unidade nacional.
A governante fez este apelo durante a palestra sobre a Independência Nacional, sublinhando que a defesa das grandes conquistas do povo angolano deve ser uma obrigação constante e todos cidadãos, independentemente das convicções religiosas ou políticas.
Segundo Filomena Miza, a geração de hoje, deve continuar a honrar o legado dos combatentes da independência, através de acções que exaltam o patriotismo, a cidadania, entre outros valores.
Apelou os jovens a abaterem-se de actos que promovam a intolerância, desobediência civil e o desrespeito às instituições e aos símbolos nacionais.
Lamentou o facto de ainda existirem cidadãos que promovem tais acções e , o mais preocupante, promovendo a vandalização dos bens públicos, causando enormes prejuízos ao Estado.
Por outro lado, destacou que fruto da independência nacional e da paz, a província da Lunda-Norte registou um crescimento, com a construção da centralidade do Mussungue, reabilitação das principais estradas, alargamento da rede sanitária e escolar.
Entre os ganhos, destacou a reabilitação e ampliação da barragem hidroeléctrica do Luachumo, que permitiu a elevação da sua capacidade de produção de 8 para 34 megawatts. HD