Cuchi - Cinquenta e uma associações e cooperativas do município do Cuchi, província do Cuando Cubango, que perfazem duas mil 389 famílias camponesas, beneficiaram de produtos diversos e instrumentos de trabalho, para melhorar os níveis de produção e produtividade na presente campanha agrícola.
Em declarações hoje, quarta-feira à ANGOP, o administrador municipal do Cuchi, Severino Sawanda, disse que actividade enquadra-se nas jornadas comemorativas dos 49 anos da independência nacional, assinalados a 11 de Novembro, destacando a importância da agricultura como um dos sectores base da economia.
Dentre os produtos entregues consta 7,5 toneladas de milho e igual número de arroz e massambala, uma tonelada de massango, 35 charruas, mil 144 enxadas e igual número de catanas, 71 ancinhos e 25 motobombas.
Informou que estão preparados, pelas associações e cooperativas de camponeses, mil 417 hectares, com uma estimativa de produção de 21 mil 368 toneladas de produtos diversos, sendo que, comparativamente à campanha agrícola 2023/2024, a distribuição de produtos foi acrescida para 37 por cento.
O administrador augura que este ano as chuvas continuem a cair de forma regular até ao amadurecimento das culturas, para não comprometer esta campanha, numa altura em que o processo de distribuição de sementes e instrumentos de trabalho continua às famílias das comunas do Vissati, Cutato e Tchinguandja.
Apontou com dificuldades a falta de vias de acesso secundárias e terciárias, que dificultam a transportação dos produtos do campo para as zonas urbanas e vice-versa.
O município tem uma população estimada em 54 mil 505 habitantes, maioritariamente camponeses.
É rica em solos férteis, com a fácil adaptabilidade de qualquer cultura. MSM/ALK/FF/PLB