Menongue - O segundo secretário do MPLA na província do Cuando Cubango, João Yambo Miguel, defendeu, nesta quarta-feira, a necessidade da juventude continuar a defender e respeitar os símbolos da pátria e os seus dirigentes.
Ao discursar no acto provincial de abertura da jornada alusiva ao 23 de Novembro, dia da fundação da JMPLA, João Yambo Miguel sublinhou que o MPLA tem na juventude a sua força e esperança para os próximos desafios.
Por isso, acredita que, enquanto força motriz da sociedade, ela venha a desempenhar um papel fundamental no processo de construção e desenvolvimento do país.
" Queremos contar com uma juventude cada vez mais instruída do ponto de vista académico e que possua uma cultura vasta e diversificada, procurando promover valores nacionais comuns, com respeito pela diversidade das várias comunidades socioculturais ", advogou.
Conforme solicitou o político, todos devem unir forças para a transformação do país, mas que os jovens podem dar mais profundidade a este desafio de transformar Angola e o tornar mais competitivo.
Assegurou que a JMPLA vai continuar a ser a organização que promove a educação dos jovens, voltada ao amor à pátria, no respeito pelos valores e tradições do povo angolano, a cultura da democracia, o amor ao povo e ideias de liberdade, paz e justiça social.
Por outro lado, instou aos militantes no sentido de eliminar as más práticas como intriga, divisionismo, calúnia e difamação, o desrespeito entre militantes, quadros e dirigente, entre outras atitudes que podem afectar negativamente o progresso da organização
Considerou que as comemorações do 23 de Novembro registam um momento ímpar e muito especial, na medida em que está a envolver todos os militantes na preparação do IX Congresso da JMPLA, a decorrer nos dias 21 e 22 do corrente mês e ano.
O conclave, segundo o dirigente, afigura-se como uma oportunidade para reflectir sobre o impacto das políticas públicas voltadas para a juventude e realizar um leque de actividades que visam fortalecer as fileiras da JMPLA.
O encontro, prosseguiu o 2º secretário, é oportuno porquanto irá esclarecer como os jovens estão inseridos nas posições de tomada de decisão e o enquadramento dos demais jovens na vida política, económica e social do país nos dias de hoje.
Convidou, por isso, os militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, da OMA, da JMPLA e toda a juventude da província a juntar-se à jornada do 23 de Novembro, para celebrar a grande festa do VIII Congresso Extraordinário do MPLA, a decorrer entre 6 e 7 de Dezembro, em Luanda.
Foram igualmente convidados a viver as celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, abertas a 11 de Novembro deste ano, mas que serão assinaladas em 2025.
O acto de abertura ficou marcado com a dissertação de uma palestra sobre a vida e obra de José Mendes de Carvalho "Hoje-Ya-Henda", fundador da JMPLA, subordinada ao tema: "Como ser um Hoje-Ya-Henda nos dias de hoje". MSM/ALK/FF/PLB