Icolo e Bengo - O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) financiou, de Janeiro à presente data, em todo o país, a aquisição de 361 equipamentos agrícolas, num valor de sete mil milhões de kwanzas.
O facto foi anunciado pela presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, que falava à margem do III Conselho Técnico, promovido esta quinta-feira, no município de Icolo e Bengo, pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), com a duração de dois dias.
De acordo com a responsável, esta cabimentação fez-se mediante o Programa do de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar, numa iniciativa do Executivo angolano.
Segundo a PCA, fruto dos financiamentos concedidos pelo FADA, actualmente, a carteira de crédito está avaliada em três mil e 370 famílias financiadas, num valor de 33 mil milhões de kwanzas.
Esclareceu que o Executivo tem feito esse esforço por via do FADA e do IDA, para alavancar a actividade agrícola.
Para além disso, adiantou que existem outras linhas de financiamentos que se destinam aos pequenos agricultores, para adquirir meios, entre os quais, motos de três rodas e carrinhas que suportam três toneladas, para o escoamento dos produtos dos campos para as superfícies comerciais.
"Financiamos mais de 148 agricultores na produção de trigo e milho que será comprado por uma empresa com uma certa robustez, com a qual firmamos um protocolo, para a produção de massa alimentar, trigo entre outros produtos", disse.
Nesse âmbito, o FADA tem memorandos assinados com 12 empresas âncoras, para apoiar e facilitar o processo de produção agrícola no país, tendo financiado igualmente, mais de 700 cooperativas.
O FADA tem como objectivo promover o fomento da agricultura familiar.
Agricultores, fazendeiros e entidades financeiras, discutem durante os dois dias, no evento que decorre sob o lema "Agricultura familiar, o baluarte da economia e segurança alimentar em Angola", problemas que impedem um funcionamento eficaz do processo de concepção, produção agrícola, distribuição e consumo.
Neste primeiro dia, os participantes abordaram temas como "Políticas públicas de desenvolvimento da agricultura familiar" e o "Programa de extensão e desenvolvimento rual".
Para sexta-feira estão agendados os temas "Sistema de recolha de informações no meio rural", "Processamento de dados estatísticos" e "Paradigma de projecção dos anos agrícolas". AJQ