Luanda – O embaixador argelino em Angola, Abdelhakim Mihoubi, disse quarta-feira, em Luanda, que as relações entre a Argélia e Angola são históricas e remontam à época da luta de libertação nacional.
O diplomata falava à margem do acto comemorativo do 70º aniversário da eclosão da Revolução Gloriosa na Argélia, a um de Novembro de 1954, que culminou com a independência, a 05 de Julho de 1962.
A propósito, o embaixador disse ter uma colecção de 30 fotos do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, e de outros líderes angolanos durante a guerra de revolução com os compatriotas argelinos.
Segundo disse, o “mais importante é o difícil passado comum que ambos países viveram juntos e que, por esse facto, se selou uma amizade histórica”.
Por outro lado, o embaixador argelino falou da cooperação bilateral na área do ensino superior, lembrando que, desde a independência de Angola, o seu país oferece bolsas que contribuíram para formação de muitos angolanos nos diferentes domínios de conhecimentos, com destaque para a indústria petrolífera.
Acrescentou que, ainda este ano (2024), pelo menos 35 estudantes angolanos beneficiaram de bolsas de estudo, incluindo 10 bolsas de excelência nas escolas superiores da Argélia, nas especialidades da agricultura, ciências e tecnologias, informática, matemática, ciências naturais e agronomia.
No entanto, falou da necessidade de se alargar esta cooperação para outras áreas, como economia, onde, segundo o diplomata, a Argélia está a trabalhar para assinatura de alguns acordos para impulsionar as trocas comerciais entre os dois países.
Disse existirem vários sectores para serem explorados e com o regresso, brevemente, da companhia aérea argelina a Angola será um objectivo a ser alcançado.
De acordo com Abdelhakim Mihoubi, outros sectores de cooperação serão reforçados com a realização da quinta Comissão Mista Argélia/Angola.
Angola e a Argélia mantêm relações diplomáticas fortes e amistosas, que se reforçam cada vez mais gracas a um diálogo constante, a uma cooperação estatégica e e parcerias em diversos domínios de interesse mútuo.
Oficialmente República Democrática Popular da Argélia, é um país da região do Magreb, no norte da África. A sua capital é Argel, no norte do país, sendo a cidade mais populosa na costa do Mediterrâneo.
Com uma superfície de 2.381.741 quilómetros quadrados, é o maior país da bacia do Mediterrâneo e o mais extenso de todo continente africano, após a divisão do Sudão (Sudão e Sudão do Sul).
Partilha as suas fronteiras terrestres ao nordeste com a Tunísia, a leste com a Líbia, ao sul com o Níger e o Mali, a sudoeste com a Mauritânia e o território contestado do Saara Ocidental, e ao oeste com Marrocos.SB/CS/DC