Luanda – Trinta e cinco estudantes angolanos beneficiaram, este ano, de bolsas de estudo, incluindo 10 de excelência, nas escolas superiores da Argélia, nas especialidades da agricultura, ciências e tecnologias, informática, matemática, ciências naturais e agronomia.
A informação foi prestada, esta quinta-feira, pelo embaixador argelino em Angola, Abdelhakim Mihoubi, quando falava no acto comemorativo do 70º aniversário da eclosão da Revolução Gloriosa na Argélia, que se assinalou a 1 de Novembro.
Referiu que os dois países estabelecem uma cooperação bilateral na área do ensino superior, lembrando que, desde à independência de Angola, o seu país oferece bolsas que contribuíram para formação de muitos angolanos nos diferentes domínios de conhecimentos, com destaque para a indústria petrolífera.
No entanto, o diplomata argelino realçou a necessidade de se alargar esta cooperação para outras áreas, como da economia, pelo que a Argélia está a trabalhar para assinatura de alguns acordos para impulsionar as trocas comerciais entre os dois países.
Por isso, disse existirem vários sectores para serem explorados e com o regresso, brevemente, da companhia aérea argelina a Angola será um objectivo a ser alcançado.
De acordo com Abdelhakim Mihoubi, outros sectores de cooperação serão reforçados com a realização da quinta Comissão Mista Argélia/Angola, ainda sem data marcada.
Noutra parte da sua intervenção, Abdelhakim Mihoubi falou das relações históricas entre os dois países, que remontam à época da luta de libertação nacional.
A propósito, o embaixador disse ter uma colecção de 30 fotos do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, e de outros líderes angolanos durante a guerra de revolução com os compatriotas argelinos.
Segundo o diplomata, o “mais importante é o difícil passado comum que ambos países viveram juntos e que, por esse facto, se selou uma amizade histórica”.
Angola e a Argélia mantêm relações diplomáticas, que se reforçam cada vez mais graças a um diálogo constante, a uma cooperação estratégica e a parcerias em diversos domínios de interesse mútuo.
Oficialmente República Democrática Popular da Argélia é um país da região do Magreb, no norte da África. A sua capital é Argel, no norte do país, sendo a cidade mais populosa na costa do Mediterrâneo.
Com uma superfície de 2.381.741 quilómetros quadrados, é o maior país da bacia do Mediterrâneo e o mais extenso de todo continente africano, após a divisão do Sudão (Sudão e Sudão do Sul).
Partilha as suas fronteiras terrestres ao nordeste com a Tunísia, a leste, com a Líbia, ao sul, com o Níger e o Mali, a sudoeste, com a Mauritânia e o Saara Ocidental, e ao oeste com Marrocos.
SB/CS/ART