Huambo – Um grupo de 32 alunos do curso de Comunicação Social do Instituto Politécnico Privado Integrado do Huambo (IPPIH) inteirou-se, esta quinta-feira, sobre o funcionamento da Agência Angola Press (ANGOP) para saber, na prática, como recolher, tratar e divulgar informação credível.
Durante a visita, o delegado da ANGOP na província do Huambo, Aurélio Janeiro, explicou o funcionamento da única agência de notícias de Angola, os tipos de conteúdos publicados de forma fechada e aberta, para além dos objectivos da empresa na promoção da imagem do país no exterior.
Em aproximadamente uma hora e 30 minutos, os alunos da 10ª e 11ª classe receberam explicações sobre as rotinas dos jornalistas e os factores de proximidade e de interesse público, para a elaboração de notícias.
No final, o coordenador da visita, professor Simão Eculica, disse que a iniciativa visou permitir com que os alunos tenham contacto e estejam mais próximos da ANGOP, com o objectivo de saberem como tratar, recolher e divulgar uma informação com credibilidade.
Explicou que a visita vai incentivá-los a aprender e a pesquisar mais sobre os critérios da comunicação e a ser bons jornalistas no futuro.
O aluno Altino Cassida disse que sai da ANGOP com muita sabedoria e aprendizado, pela forma exclusiva de tratar e divulgar as notícias no país e a nível internacional.
Albina Massochi, outra aluna, frisou que aprendeu sobre o papel da ANGOP, enquanto fonte de informação para órgãos de comunicação social nacional e internacional, para além de saber como elaborar e recolher uma notícia com os devidos critérios.
Em funcionamento desde 2020, o Instituto Politécnico Privado Integrado do Huambo (IPPIH) tem matriculado no presente ano lectivo (2024-2025) 600 alunos, nos cursos de Recursos Renováveis, Electricidade, Electrónica, Mecatrónica, Informática, Contabilidade e Comunicação Social.
A Agência Angola Press, abreviadamente designada por ANGOP, é uma empresa pública de notícias do país e tem como objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola, como no exterior, notícias com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional. ZZN/JSV/ALH