Huambo – O vice-governador para o sector Político, Social e Económico da província do Huambo, Angelino Elavoco, apelou, esta quinta-feira, à juventude para auxiliar o Executivo no combate à vandalização dos bens públicos e na preservação da paz.
O responsável discursava na abertura do II fórum provincial sobre “A participação da juventude na governação local e o seu impacto no desenvolvimento do capital humano”, numa iniciativa do Projecto de Apoio à Sociedade Civil e a Administração Local e Angola (PASCAL), UNICEF e o Reino dos Países Baixos.
Na ocasião, disse que, vencidos os desafios do passado, os jovens angolanos estão convocados a dar sequência do processo de reconciliação nacional, da transformação, crescimento e desenvolvimento do país, para além de se juntarem no combate aos males sociais, como a vandalização dos bens públicos, violência sexual e a sinistralidade rodoviária.
Disse ser importante que a actual juventude se pergunte que contributo irá dar para a Angola dos próximos 50 anos e que país pretende deixar para as próximas gerações.
Por isso, convidou esta franja social a assumir o seu verdadeiro papel, enquanto força motriz da sociedade, pois o futuro do país pertence aos jovens com fortes convicções, que constroem, inovam, transformam e se interessam pelo bem e dias melhores no país.
Angelino Elavoco reiterou a contínua aposta do Executivo angolano na formação técnico-profissional dos jovens e na expansão do acesso ao ensino, para permitir o desenvolvimento de uma força de trabalho competitiva, qualificada e reforçada, com competências digitais e tecnológicas.
Felicitou o projecto PASCAL, a UNICEF e a Embaixada do Reino dos Países Baixos, pela iniciativa de realizar o Fórum da Juventude, que permite reunir várias sensibilidades, com o propósito de promover mais espaços de diálogo e de reflexão, sobre questões desta franja social e a governação local.
Disse ser importante que a sociedade, em particular a juventude, participe mais do processo da governação local, mediante os vários instrumentos criados pelo Executivo angolano e seus parceiros sociais.
Não obstante a isso, exortou a contínua promoção na aproximação dos jovens à administração local, com espaços mais favoráveis à sua participação activa, com foco na resolução pontual de problemas.
Por sua vez, o director do projecto PASCAL, Pablo Lopez, agradeceu aos parceiros por acreditarem no potencial das iniciativas dos jovens e por investirem num futuro mais justo e inclusivo para todos.
Sublinhou que a juventude é força motriz da mudança e, daí, é fundamental que as suas vozes sejam ouvidas e consideradas nos processos de tomadas de decisão, com espaços de diálogo e outros direitos imperiosos da democracia.
O projecto PASCAL, iniciado em 2021 e o término previsto para 2025, num financiamento da União Europeia, visa, entre outros, contribuir no crescimento e desenvolvimento socioeconómico dos municípios, bem como permitir a participação da sociedade civil no processo de governação local.
Participam do II Fórum provincial 75 jovens dos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Longonjo e Huambo, que, em dois dias, vão abordar, entre outros, sobre a juventude e a participação na governação local e o plano estratégico de desenvolvimento integral da juventude.
O I fórum provincial da Juventude foi realizado na província de Malanje de 1 a 2 de Julho último. ZZN/ALH