Luena – O município do Leua, província do Moxico, registou dois casos positivos de poliomielite informaram, esta quinta-feira, as autoridades sanitárias locais.
Trata-se do terceiro caso detectado na província, após em Julho último ter se identificado o primeiro no município do Alto Zambeze.
De acordo com a supervisora do programa de vacinação contra a Pólio no Moxico, Hermelinda Cambango, os referidos doentes já estão em tratamento, com a realização de sessões de fisioterapias, para evitar a paralisia dos membros, a principal consequência da doença.
Após a identificação dos novos casos, disse, fez-se um inquérito e rastreios nas respectivas comunidades das crianças, onde foram descartados a existência de outras contaminações.
Dada a preocupação, disse que o sector da saúde na província vai realizar a terceira fase da campanha de vacinação contra a Pólio, nos dias 15, 16 e 17 do corrente mês, nos municípios dos Bundas, Camanongue, Cameia, Léua e Luchazes.
Disse que nos referidos municípios esta será a terceira fase de implementação da denominada “campanha de limpeza”.
Na fase anterior, decorrida em Setembro último, foram vacinadas 226 mil crianças, menores de cinco anos, na província do Moxico contra a poliomielite, com uma cobertura de 107 por cento.
A poliomielite é uma doença infecciosa sem cura que afecta sobretudo as crianças com menos de cinco anos e que só pode ser prevenida com a vacina e nalguns casos, pode provocar paralisia de membros. TC/YD