Luanda - Uma obra literária infanto-juvenil, intitulada "A Pegada Mágica", da autoria do escritor António Pinto "Ap kituxi", foi lançada, nesta quarta-feira, em Luanda, numa iniciativa da Fundação Arte e Cultura.
Ilustrada por Altino Chindele, a obra narra a história da Rainha Nzinga Mbandi, sobre o seu reinado, a luta pela libertação do jugo colonial e da sua morte.
A narração da história da Rainha Nzinga Mbandi em obra visa saudar os 360 anos do seu falecimento, em 168,3 em poema e peça teatral musical.
Segundo o director adjunto da Fundação Arte e Cultura, Xavier Narciso, o objectivo é dar às crianças a oportunidade de conhecer a história da Rainha do Ndongo e da Matamba e a sua origem através de conteúdos infantis.
O responsável fez saber ainda que no dia 14 de Dezembro do ano em curso será feito o lançamento do musical, dando voz às personagens e a história do livro a "Pegada Mágica".
De acordo com o escritor, o livro contém 40 páginas, quatro das quais são consagradas aos leitores, outras em desenhos para colorir imagem de Nzinga Mbandi e alguns guerreiros, do reino do Ndongo e espaço para perguntas concernentes a história.
O escritor fez saber ainda que para proporcionar uma obra de qualidade baseou-se em livros, filmes e documentário relacionado a história da heroína angolana.
“ Fiz com toda a alma, todo o carinho e empenho, porque é preciso que as crianças cresçam a conhecer verdadeiros heróis da história de Angola”, frisou.
"AP Kituxi" é cidadão luso, de 71 anos, nascido perto de Mirandela a 16 de Julho de 1953. Residente em Angola há cerca de 60 anos, vem desenvolvendo actividades nas áreas da educação, cultura e do jornalismo cultural e empresarial. MEL/SEC