Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, já se encontra na capital do país, depois de cumprir uma jornada de trabalho de dois dias na província do Cuanza-Norte, destacando-se a inauguração do novo Hospital Geral Local.
Denominado Mário Pinto de Andrade, o hospital, inaugurado terça-feira, conta com 200 camas e vai prestar assistência nas especialidades de cirurgia, imagiologia, reabilitação física, neonatologia, urgências, cuidados intensivos e outros.
No mesmo dia, o Chefe de Estado constatou o nível de execução das obras do novo projecto de abastecimento de água à cidade de Ndalatando.
No local, recebeu explicações e percorreu as várias áreas do novo sistema de captação construído na sede municipal do Lucala, dotado de uma capacidade de bombagem de 17,7 mil metros cúbicos de água/dia e que deverá ser concluído em Fevereiro de 2025.
O dia serviu para João Lourenço visitar também a feira de produtos agrícolas, resultado do trabalho dos camponeses locais. Produtos como feijão, tomate, milho, cebola, mandioca, cenoura, berinjela, abóbora, entre outros, estiveram expostos.
Hoje, o Titular do Poder Executivo reuniu-se com o governo do Cuanza-Norte, para se inteirar da situação socioeconómica da região e definir estratégias para promover o desenvolvimento local.
O governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, apresentou o quadro geral nos domínios da energia, saúde, ensino superior, saúde, habitação, juventude e desporto, transportes, pescas, indústria, cultura, e outras áreas de interesse social
Ao descrever o panorama da província, começou por apresentar as preocupações de âmbito social dos dez municípios que passarão para 17, com a implementação da nova Divisão Político-Administrativa no próximo ano.ART