Viana - O autor da morte da jovem Elisa Buana, em Novembro de 2021, foi condenado nesta terça-feira com a pena de 26 anos de prisão, durante a sentença realizada na 10ª Secção da Sala dos Crimes Comuns do Tribunal da Comarca de Luanda, no município de Viana.
Trata-se de Paciência Figueiredo “ Paixão”, professor de 33 anos de idade, autor do crime que aconteceu nas instalações do Colégio Nzojy Yeto, em Viana.
Durante a leitura do acórdão feito pelo juiz da causa, ao arguido recaiu os crimes de homicídio qualificado e de roubo em que foram aplicadas as penas de 24 e quatro anos de prisão, respectivamente.
De acordo com o juiz, feito o cúmulo jurídico em função dos crimes praticados, o tribunal decidiu condenar o mesmo com á pena única, que teve em consideração o grau de culpabilidade do arguido, intensidade do dolo, os motivos fúteis que determinaram o movimento do crime.
Quanto as taxas, o tribunal estipulou o pagamento de 50 mil Kwanzas de justiça, dois milhões de Kzs de compensação a família da vítima e 10 mil de emolumentos ao defensor oficioso.
Por sua vez, o advogado de defesa, António Cassua, considerou o julgamento como um exercício difícil em função do crime que recai ao seu cliente, assegurando que vai poder fazer uma análise profunda para verificar se o acórdão ditado preencheu com todos os procedimentos que rege o código penal angolano.
Enquanto isso, a mãe da malograda, Josefa Sebastião, mostrou-se satisfeita pela sentença ditada, mas explicou que os 26 anos de prisão aplicados não justificam pelo desaparecimento físico da sua filha.
Apelou a outra família em que a sua ente querida também foi encontrada morta no mesmo colégio pelo mesmo autor, e que o processo segue a fase de instrução a estar mais engajada de modo que a justiça seja feita.
Recorde-se que Elisa Buana, 19 anos de idade, foi morta resultante de um encontro marcado a partir das redes sociais ‘’facebook’’ com Paciência Figueira “ Paixão”, em que o mesmo prometeu em conceder um emprego na área da secretária no seu colégio.
O caso do assassinato foi descoberto em Fevereiro do ano em curso.