Malanje- As associações dos Motoqueiros e Transportadores de Angola (AMOTRANG) e dos Taxistas de Malanje (ATM) trabalham na contínua sensibilização dos seus filiados no sentido de evitarem especulação do preço da corrida de táxi, sob pretexto da subida do preço da gasolina.
A informação foi dada hoje, sexta-feira, pelos responsáveis das referidas associações à margem da II edição do programa audiovisual do governo de Malanje denominado “Sem Rodeios”, que abordou a problemática do licenciamento e cadastramento de táxis e mototáxis na província.
Segundo o delegado provincial da AMOTRANG, Heth Caculo, não há motivos para a subida do preço da corrida, tendo em conta que os taxistas continuam a beneficiar dos subsídios, mediante os cartões de subvenção.
Aconselhou os associados a abster-se de práticas que contrariem o decreto, sob pena de incorrem em crime.
O presidente da ATM, Manuel Luís partilha da mesma opinião e apelou os operadores licenciados, que ainda não receberam os cartões, no sentido de manterem a calma, esclarecendo que a seu tempo terão em posse, seguido dos respectivos retroactivos.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, João de Assunção, explicou que, até ao momento, foram cadastrados mais de três mil meios, entre táxis e mototáxis, dos quais mil 621 já contam com os respectivos cartões de subvenção.
No âmbito da subvenção, os táxis colectivos recebem 168 mil kwanzas/mês, ao passo que os táxis ligeiros (vulgo gira-bairro) 124 mil 320 kwanzas e os moto-táxis 31 mil 500 kwanzas/mês.
Sublinhou o contínuo trabalho com a ATM, AMOTRANG e do Departamento Provincial de Trânsito e Segurança Rodoviária para assegurar o cadastramento dos operadores, de modo a beneficiar dos subsídios.
Com periodicidade quinzenal, o programa “Sem Rodeios”é uma iniciativa do Gabinete Provincial de Comunicação do Governo Provincial de Malanje e consubstancia-se na interacção entre gestores públicos, munícipes e jornalistas sobre temas ligados à situação política, económica e social da província.
A primeira edição realizada no passado dia 9 do corrente, centrou-se nos sectores da energia e água. ACC/NC/PBC