Luanda - Pelo menos 800 cidadãos localizados na comuna da Funda, município de Cacuaco, foram atendidos este sábado (9), nesta região, numa iniciativa da Igreja Teosófica Espírita.
Durante a feira destinada aos cuidados de saúde da família, foram diagnosticados casos de malária, hipertensão arterial, schistosomíaase, hiv-sida, entre outras patologias.
Em declarações à imprensa, a líder da igreja Teosòfica Espírita, profetisa Suzete João, afirmou que a acto enquadra-se na acção social da congregação religiosa.
Referiu que, para a realização desta actividade, contou com o apoio do ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.
Acrescentou que, para o efeito, a igreja levou um lote de medicamentos diversos, assim como, aproveitou a oportunidade para oferecer uma sopa solidária.
Casos de malária na Leprosária
Entretanto, o director da Leprosária da Funda, Inácio Quilongp, afirmou que, no último semestre, foram diagnosticados cinco mil casos de malária, sendo a patologia que mais preocupa as entidades sanitárias.
Explicou que actualmente que o centro funciona 24 horas por dia, ao contrário de antes da reabilitação efectuada há dois anos em que apenas atendia no período diurno.
Apontou como principais dificuldades a falta de segurança no local, assim como material de limpeza.