Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, exortou nesta quinta-feira maior atenção ao desporto escolar, por ser o viveiro do desporto federado.
O Chefe de Estado intervinha na cerimónia de empossamento do novo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão Pinto de Andrade, indicado na quarta-feira para substituir Palmira Barbosa.
João Lourenço aconselhou a uma melhor preparação dos atletas angolanos, antevendo bons resultados nos desafios que se advinham, como no próximo Campeonato Africano das Nações (CAN).
De igual modo, o Presidente João Lourenço recomendou uma atenção à manutenção e gestão das infra-estruturas desportivas construídas no país.
João Lourenço considerou ainda necessário que o país recupere o esplendor em modalidades como o basquetebol, e mantenha os resultados no andebol, particularmente, feminino, sem desprimor para outras modalidades.
Na sua intervenção, referiu que a cultura e o desporto são importantes para a vida de qualquer nação.
Situação das infra-estruturas
Em declarações à imprensa, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, propõe-se realizar um levantamento real da situação das infra-estruturas desportivas no país.
Falou da necessidade de se trabalhar num “perfil de gestão da infra-estruturas”, estabelecendo parcerias em alguns casos, atendendo ao grande volume e recursos necessários para a sua manutenção.
Valorizou a exortação da massificação dos desportos escolares, atendendo aos resultados positivos alcançados, como foi "Os caçulinhas da bola" (torneio de futebol), assim como estabelecer políticas para relançar o desporto escolar.
Rui Falcão referiu-se ainda à necessidade de se exigir das federações o fornecimento de programas atempados de preparação.
Nomeado quarta-feira pelo Presidente da República, João Lourenço, Rui Falcão foi Secretário para Informação do Bureau Político do MPLA e substitui no cargo Palmira Barbosa.
Rui Falcão exerceu já os cargos de deputado à Assembleia Nacional, governador das provinciais de Benguela e do Namibe, bem como director nacional do Departamento da Secretaria de Estado de Educação Física e Desportos, entre outros.
No período de 1991 a 1992, o pelouro foi liderado por Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, seguido por Justino Fernandes (1992-1995), Marcos Barrica (1999-2008), Gonçalves Muandumba (2008-2016), Ana Paula do Sacramento Neto (2017-2022), Palmira Barbosa (2022-2024) e Rui Falcão (2024...). JFS/SC/ADR