Luanda - A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, apelou, sexta-feira, à preservação da ética, do decoro parlamentar e intervenções moldadas pela paz e pelo diálogo construtivo.
O apelo foi feito durante uma alocução que marcou o encerramento da 2.ª reunião plenária extraordinária da 3.ª sessão legislativa da V legislatura da Assembleia Nacional, que votou na generalidade a Proposta de Lei do Orçamento Geral do Estado para o exercício Económico de 2025 (OGE-2025).
Carolina Cerqueira referiu que o bem do povo e da nação deve ser o escopo das preocupações de todos os deputados que, apesar das diferenças partidárias, pautem pelo respeito e responsabilidade em relação ao seu dever de exímios representantes das populações.
A deputada reforçou o apelo para o diálogo pacífico, respeitador, com base na ética, no decoro e na responsabilidade de cada parlamentar, a bem do bem-estar do país.
Carolina Cerqueira fez menção ao facto de a discussão e aprovação, na generalidade do OGE2025, ter sido um verdadeiro exercício de democracia com intervenções contributivas para identificar e melhorar algumas propostas do orçamento para que melhor responda às exigências dos cidadãos, das famílias e das empresas.
A anteceder o segundo dia da sessão e sob orientação da presidente da Assembleia Nacional, os presidentes dos Grupos Parlamentares realizaram uma reunião extraordinária de líderes com o objectivo de reiterar o compromisso do parlamento no exercício de debates através de um diálogo saudável, que respeite a ordem e o decoro parlamentar e construtivo, independentemente das diferenças político-ideológicas, para a promoção da paz e da unidade nacional.
Durante a reunião, a líder da assembleia focou-se na necessidade dos parlamentares, durante as suas intervenções, terem em atenção que no hemiciclo deve-se proceder ao debate político e não ao activismo partidário.
Desta forma, ressaltou que a actividade do deputado deve manifestar-se como forma de transmitir aos cidadãos mensagens de paz, concórdia e harmonia.
Com receitas e despesas avaliadas em 34,63 biliões de Kwanzas, a Proposta de Lei do Orçamento Geral do Estado para o exercício Económico de 2025 (OGE-2025) foi aprovada, na generalidade, com 112 votos a favor, 63 contra e três abstenções. OHA