Ndalatando – A rede escolar da província do Cuanza Norte registou um crescimento de 196 salas de aulas, com a construção de 21 novas escolas do ensino primário e secundário, nos últimos quatro anos.
A informação foi avançada, hoje, segunda-feira, em Ndalatando, pelo director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Lourenço, em entrevista à Angop.
O aumento da oferta de salas permitiu o ingresso de 20 mil e 10 novos alunos e à admissão de mil e 300 professores.
Sem adiantar números, reconheceu ter havido maior crescimento de infra-estruturas a nível das sedes comunais, devido a implementação de escolas secundárias nessas localidades.
A iniciativa visou combater a superlotação nas salas de aulas, melhorar a comodidade dos alunos e professores, assim como reduzir o número de crianças que se encontram fora do sistema de ensino.
A província contava, em 2017, com duas mil 295 salas distribuídas em 175 escolas, asseguradas por três mil e 15 professores, com perto de 170 mil alunos.
Neste ano lectivo, foram matriculados mais de 190 mil alunos, em 196 escolas, equivalente a duas mil 491 salas de aula, em vários níveis de ensino.
Quatro mil, 315 docentes asseguram, actualmente, o ensino no Cuanza Norte.
Avançou que 27 novas escolas, com um universo de 312 salas de aulas, estão em construção, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Segundo o responsável, apesar dos esforços na construção de escolas, a província necessita ainda de 408 salas de aulas e mil e 500 docentes para enquadrar 33 mil, 603 crianças que estão fora do sistema de ensino.