Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Executivo prevê formalizar 12 mil empreendedores no Sequele

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 01 Julho de 2022 | 19h21
Centralidade do Sequele, em Luanda (arquivo)
Centralidade do Sequele, em Luanda (arquivo)
ANGOP

Cacuaco - O Executivo prevê formalizar 12 mil agentes no Distrito Urbano do Sequele, município de Cacuaco, província de Luanda, num processo que inclui a mobilização de famílias, igrejas e toda a comunidade.

Esta meta foi avançada esta sexta-feira, pela secretária de Estado para a Economia, Dalva Ringote, quando procedia ao lançamento do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), no distrito urbano do Sequele, durante o qual apelou à adesão da comunidade para obter todos os benefícios do programa.

Em Luanda, já foram formalizados 66 700 agentes, dos quais 52% mulheres, enquanto o município de Cacuaco registou, até agora, 17 mil e 118 empreendedores, sendo 54% do sexo feminino.

“O PREI vem formalmente apoiar a legalização dos agentes do Mercado do Sequele. É a segunda praça do município de Cacuaco, no distrito urbano do Sequele”, apontou Dalva Ringote, acrescentando que todas as populações podem tirar proveito do programa, pois surgiu para contribuir no crescimento das comunidades.

Neste programa, apontou, os empreendedores podem tratar o Bilhete de Identidade, o cartão de vendedor, registo comercial, inscrição na segurança social e beneficiar de capacitação em empreendedorismo e literacia fiscal, pagamentos digitais por telemóvel, abertura de conta bancária e acesso aos Terminais de Pagamento Automático (TPA) e ao crédito.

Para garantir a inclusão de mulheres e jovens , assim como a redução da informalidade dos agentes, o PREI conta com o apoio da União Europeia (UE), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Fundo de Apoio de Desenvolvimento Agrário (FADA).

Por outro lado, Cláudia Sicato, administradora Executiva do FADA, fez saber que a organização tem como missão promover soluções no sector agrário, com o fim de dinamizar a produção agrícola familiar e o agronegócio.  

Quanto ao financiamento directo à produção, são beneficiários para a compra de meios rolantes de pequeno porte às famílias agrícolas, cooperativas, associações, agricultores individuais, e micro e pequenas empresas do sector.

Até ao momento, o PREI já formalizou em todo o país mais de 220 mil operadores económicos.



Tags


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+