Saurimo – A autoridade tradicional da comuna de Chiluage, município do Muconda (Lunda-Sul), solicitou hoje, quarta-feira, ao Governo Provincial a intervenção urgente do troço que liga a mesma região à cidade de Saurimo, com vista a garantir melhor circulação de pessoas e bens.
Em declarações à ANGOP, o regedor da comuna, João Martins, afirmou que o estado avançado da degradação do troço tem estado a contribuir na regressão do desenvolvimento da comuna e a afugentar potenciais investidores.
Fez saber que, fruto da degradação do troço, a população tem dificuldades de escoar diversos produtos agrícolas produzidos, bem como se encareceu o táxi e concorre para o êxodo de muitos cidadãos para outras localidades, com melhores condições de vida.
Acrescentou que, além do troço, a comuna se debate com a falta de um sistema de distribuição de água, energia eléctrica e aumento de mais salas de aulas nas 13 regedorias unificadas.
Por outro lado, o vice-governador para área técnica e infra-estrutura, Cláudio Pemessa, fez saber que o troço em causa está inscrito na carteira de projectos do Ministério da Construção e Obras Públicas, que poderá ser intervencionado a qualquer circunstância.
Por este facto, afirmou que para atenuar a situação, dada as fortes chuvas que se fazem sentir todos os dias, o Governo vai realizar alguns trabalhos paliativos, de modo a melhorar a circulação de pessoas e bens.
A comuna do Chiluage comporta nove mil habitantes e dista há 183 quilómetros da sede capital da província da Lunda-Sul e possui 13 regedoria e nove mil habitantes. EM/JW/AC