Luanda – O julgamento de Joseph Blatter e Michel Platini, antigos presidentes da FIFA e da UEFA, respectivamente, inicia na quarta-feira, em Bellinzona, prolongando-se por 11 dias, soube-se esta terça-feira.
Os dois antigos dirigentes são acusados de fraude em torno da FIFA.
Em Novembro último, Blatter e Platini foram acusados formalmente pelo Ministério Público helvético (região da Suíça) de fraude e outros crimes, tendo sido afastados de todas as actividades ligadas ao futebol por seis e quatro anos, respectivamente.
As consequências do caso, foi a retirada de Blatter da FIFA antes do tempo previsto. Foi igualmente terminada a campanha de Platini para a presidencia da FIFA, além do fim da liderança da UEFA.
Na investigação, Blatter e Platini são suspeitos de terem combinado o pagamento ilícito de dois milhões de francos suíços (1,8 milhões de euros) por parte da FIFA ao então dirigente máximo da UEFA.
Platini terá recebido a quantia em 2011, alegadamente por serviços prestados como conselheiro de Blatter entre 1998 e 2002.
Ambos justificaram o pagamento com o facto de as finanças da FIFA, na altura, não permitirem remunerações tão elevadas como as acordadas entre Blatter e Platini.
Segundo a legislação Suíça, a fraude simples tem uma moldura penal de até cinco anos de prisão ou uma punição pecuniária.