Luanda - A Federação Angolana de Andebol (FAAND) divulgou, na noite de quinta-feira, a pré-selecção nacional sénior masculina, visando o Campeonato Africano, a disputar-se de 8 a 18 de Julho, no Egipto.
De acordo com a convocatória, a que ANGOP teve acesso, os trabalhos de preparação iniciam dia 1 de Junho, no pavilhão da Cidadela Desportiva, em Luanda, capital angolana.
O conjunto será orientado tecnicamente por José Pereira ”Kidó”, principal, e William de Almeida, adjunto.
Segundo o sorteio, realizado esta quinta-feira, pela Confederação Africana de Andebol (CAHB), Angola esta inserida no grupo D.
Grupo A-Camarões, Marrocos e Egipto, Grupo B Guiné, Gabão, Quénia e Argélia, Grupo C Nigéria, Tunísia e Cabo Verde e Grupo D Angola, RDC, Senegal e Zâmbia.
PRÉ-CONVOCADOS
Guarda-redes - Geovani Muachissengue, Custódio Gouveia e Ariel da Silva
pivôt - Gabriel Teca, Jaroslav Aguiar, José Chicola e Aguinaldo Tati
Central - Cláudio Lopes, Manuel Nascimento e Valdemiro Paulo
Ponta direita – Cláudio Chicola e Ariel Sousa
Ponta esquerda – Adilson Maneco e Mayomona Panzo
Lateral direito – Adelino Pestana, Feliciano Coveiro e Edgar Abreu
Lateral esquerdo – Mário Tati, Declerk Sibo, Elias António, Divaldo Ferreira e Ruben José
A Selecção Nacional conta com seis participações em provas africanas entre 1985 e 2018, tendo conquistado três medalhas de prata, a última em 2004, após vitória por 31-30, diante da similar da Argélia.
Dois anos depois foi quarta colocada, ao perder (25-26), frente ao Marrocos, e em 2014 voltou a quedar-se na quarta posição, ao baquear diante do Egipto (31-24).
Melhorou depois a classificação, ao ocupar o terceiro lugar do pódio, fruto da vitória sobre Argélia, por 25-19, a mesma posição conseguida em 2018, depois de ganhar o Marrocos, por 29-26.