Luanda – A província do Cuanza-Norte registou, nos últimos anos, várias melhorias em alguns sectores, apesar dos desafios que ainda merecem uma atenção especial, concluiu a reunião que o Presidente da República, João Lourenço, manteve, esta quarta-feira, com o governo local.
De acordo com o comunicado final do acto, a informação prestada pelo Governador da Província, João Gaspar Diogo, dá conta que no domínio da Educação, a região tem 4.848 professores, 203 escolas, sendo 185 da rede pública e 16 da rede público-privada, perfazendo um total de 2.024 salas de aulas disponíveis.
Neste sector, informou que prevê-se o incremento de 122 salas de aulas, quando forem concluídas 14 escolas em construção, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Ainda neste domínio, no presente ano lectivo, registou-se um total de 160.147 alunos matriculados em todos os subsistemas e níveis de ensino.
Quanto ao Programa de Merenda Escolar, o governante informou que foi orçamentado, no presente ano económico, um total de Kz 360 000 000,00 (trezentos e sessenta milhões de kwanzas), destinadas aos alunos das diversas escolas do ensino primário, cujas despesas totalizaram Kz 66 000 450,00 (sessenta e seis milhões e quatrocentos e cinquenta kwanzas), correspondendo a 18,33%, beneficiando cerca de 18.886 alunos.
Saúde
Em relação à saúde, com a inauguração, pelo Presidente da República do Hospital Geral do Cuanza-Norte, Mário Pinto de Andrade, a província passa a dispor de 14 hospitais, 15 centros de saúde, 102 postos de saúde e seis centros materno infantis.
Neste universo de 137 unidades sanitárias, 135 são da rede pública, 90 dos quais possuem o pacote completo de medicamentos essenciais.
Quanto aos profissionais da área de saúde, de 2018 a 2024, a província beneficiou de 2.516 novos profissionais, sendo 176 médicos, 1.403 enfermeiros, 643 técnicos de diagnóstico e terapêuticas, 217 técnicos de apoio hospitalar, 68 técnicos do regime geral e nove assistentes sociais, registando um aumento da força de trabalho na ordem de 64,8 %
Ensino Superior
No domínio do Ensino Superior, a província conta com três instituições, entre as quais duas do sector público e uma do sector privado, que matricularam um total de 5.103 alunos no presente ano lectivo.
Está, ainda, em curso a implementação do Projecto para concepção, construção e apetrechamento do Instituto Superior Politécnico de N’Dalatando, autorizado pelo Despacho Presidencial nº 121/23, de 7 de Junho, que visa dotar a instituição de equipamentos e laboratórios para cursos técnicos, biblioteca, anfiteatro moderno, área desportiva e internato com capacidade para 500 estudantes.
Protecção Social
Durante a reunião, em que participaram membros do governo central, o governador João Diogo Gaspar informou que o Governo tem o controlo de três centros de acção social integrados, sendo dois de raíz (Cambambe e Cazengo) e um adaptado em Quiculungo.
No âmbito do Programa das Transferências Sociais Monetárias “Kwenda”, foram cadastrados, a nível da província, 43.890 famílias, com incidência em sete municípios, nomeadamente: Ambaca, Banga, Cambambe, Golungo Alto, Ngonguembo, Quiculungo e Samba Cajú.
Agricultura e florestas
Deu a conhecer que foram preparados 38.129,5 hectares de terras, sendo 34.259,5 de forma manual e 3.870 mecanizados, num universo de 29.282 famílias camponesas assistidas, com uma produção na ordem de 637.658,3 toneladas de produtos diversos, à luz da Campanha Agrícola 2023/2024.
A campanha agrícola anterior proporcionou 45.678 empregos directos e 228.390 indirectos
Ainda nesta vertente, a província controla 195 associações e 127 cooperativas, 142 das quais legalizadas.
Quanto às escolas de campo, estão previstas 835 escolas para cinco municípios, em razão de 167 escolas de campo em cada circunscrição.
Actualmente, existem 186 escolas de campo na província, com 104 facilitadores, 429 membros da comissão de gestão e recrutados 29 técnicos agrários de apoio aos projectos.
Indústria e Comércio
A província possui 176 unidades industriais, das quais dez grandes e 166 pequenas e médias indústrias, com 2.050 produtores inscritos no Plano de Produção Nacional, de onde a cultura de frutas, raízes e tubérculos têm maior realce.
No domínio do Turismo, Cuanza-Norte é propícia ao desenvolvimento do ecoturismo, por ser banhada por grandes rios, como o Kwanza, Lucala e Nzenza.
Dispõe de potencial para o turismo cultural, cuja exploração pode ter maior incidência sobre os aspectos de natureza etno-linguístico, visto que a sua população é bastante heterogénea e caracterizada por um mosaico cultural rico e variado.
Em relação aos Recursos Minerais, foram cadastradas 38 empresas de exploração de minerais, das quais 14 operacionais e 24 não operacionais.
Possui um grande potencial minério não explorado, designadamente, ouro, diamante, ferro, manganês, mármore, níquel, quartzo, zircão, calcário, cobre, granitos (com diferentes tonalidades e cores), mica, argila (branca, amarela, vermelha e preta), talco, caulino, areia, água mineral, basalto, burgau, biotite, entre outros.
No domínio dos Transportes, conta com uma frota de 69 autocarros, atribuídos pelo Ministério dos Transportes, no âmbito do Programa do Executivo de Expansão dos Transportes Urbanos de Passageiros, 55 dos quais já foram entregues a 44 operadores, durante o período 2020-2022.
Para os demais 14 autocarros atribuídos em finais de 2023, está em curso o processo de afectação aos operadores.
A província tem um aeroporto moderno, reabilitado e apetrechado, denominado Comandante Nguetu, localizado a sensivelmente sete quilómetros da cidade de N’Dalatando, com uma pista de 2.000 metros de comprimento e 30 metros de largura, reservado a aviões de pequeno e médio portes.
No domínio das infra-estruturas rodoviárias, está prevista a construção de uma circular para a cidade de N’Dalatando, com vista a mitigar os vários constrangimentos que se verificam com a passagem da estrada nacional no interior da mesma.
A reunião foi a última etapa da agenda que o Presidente da República desenvolveu, durante dois dias, no Cuanza-Norte, onde inaugurou o novo Hospital Geral “Mário Pinto de Andrade.ART