Cacuaco – Três crianças morreram, na sequência da explosão de uma granada, ocorrida na última terça-feira, no distrito urbano do Kikolo, município de Cacuaco (Luanda).
Das três crianças, duas morreram no local do incidente e outra faleceu ao longo do caminho para o hospital.
A informação foi prestada, nesta quarta-feira, pelo director clínico do Hospital Geral de Cacuaco Heróis do Kifangondo (HGCHK), Augusto Manuel, tendo revelado a recepção, às 17 horas de terça-feira, de oito crianças envolvidas no incidente.
Segundo o responsável, dois menores ainda inspiram cuidados, devido ao trauma abdominal, lesões do intestino, da pele e da parte óssea.
Outras cinco, esclareceu o médico, encontram-se na sala de reanimação, sob observação médica.
Informou que as mesmas estão estáveis, apesar das escoriações e lesões causadas por estilhaços.
Augusto Manuel referiu que outras três crianças foram reavaliadas e, por estarem fora de perigo, poderão ter alta a qualquer momento.
Paulinho Katiavala, uma das vítimas, explicou que a granada se encontrava numa sacola plástica quando outro menino retirou da lixeira, local de costume para recolha de ferro destinado à pesagem e comercialização.
Ainda assustada, Cristina Miguel, de 8 anos, relatou que, depois de ver o amigo ferido, correu ao encontro da mãe, mesmo sendo atingida pelos estilhaços.
Surpreendido, Martinho Casuassa, pai de um dos menores em estado grave, frisou que desconhece o trabalho de recolha e comercialização de ferro, levado a cabo pelo seu filho. COF/OHA