Luanda - A melhoria da relação com as associações provinciais, aposta no desporto escolar e comunitário figuram no plano de acção do candidato às eleições na Federação Angolana de Atletismo (FAA), para o quadriénio 2024-28, Erlindo Lidador.
Falando esta quinta-feira, em Luanda, durante a apresentação do seu plano de trabalho, em caso de vitória, à massa votante da capital do país, o proponente da lista A destacou que reservará maior atenção ao desporto para atletas deficientes, comunitário, universitário e militar.
Erlindo Lidador prometeu relançar a modalidade por todo território nacional, implementar programas de massificação e desenvolvimento em conjunto com os fazedores, designadamente, associações, clubes ou núcleos.
O concorrente indicou que, após estudos sobre os “Modus operandi” da liderança cessante, o seu elenco vai apostar na inversão do quadro, ou seja, terá uma liderança inclusiva com todos os agentes do atletismo, incluindo pessoas singulares.
Na sua intervenção, o antigo praticante destacou, igualmente, a necessidade da existência de pistas de atletismo por todo o país e encorajou todos os intervenientes a trabalharem para ajudar de modo que tal desiderato seja alcançado.
Em seu entender, todos serão úteis para a mudança do atletismo nacional, trabalhando e privilegiando o diálogo em busca de um ambiente diferente do que se vive hoje entre a classe praticante e de dirigentes.
A ANGOP constatou que, Adriano Nunes, da lista B, apresentará o seu programa no sábado, no Restaurante Cantinho do Desportista, no interior do Complexo da Cidadela.
Já o presidente cessante, Bernardo João, lista C, visitou na quarta-feira (6) os clubes Petro de Luanda, Interclube e 1.º de Agosto, prometendo apresentar o seu programa nos próximos dias.
Erlindo Ernesto Lidador nasceu no Distrito do Rangel, em Luanda.
Iniciou-se no atletismo em 1978 no Clube Ferroviário de Luanda, seguindo-se a integração no Petro de Luanda e Dínamo Esporte Clube de Luanda.
O ex-especialista em velocidade (100, 200 e 400 metros), bem como em salto em comprimento, conquistou a medalha de bronze na estafeta 4x100 metros, em Bucareste (Roménia), pela equipa do Dínamo de Luanda.
Venceu o Campeonato Nacional por equipas, pelo Dínamo de Luanda.
Ligado ao dirigismo desportivo desde 1997, no movimento do desporto escolar, foi chefe-adjunto do departamento de Atletismo do Dínamo de Luanda.
Colaborador da Associação Provincial de Atletismo de Luanda (APAL), presidente da mesa de Assembleia-geral, colaborador e vogal de direcção na FAA.
O antigo vice-presidente da federação é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto.
Actualmente é quadro sénior no Governo Provincial de Luanda (GPL), enquadrado no Instituto de Planeamento e Gestão de Luanda-IPGUL.
Exerceu a função de Vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas na província do Cuanza Norte. IN/MC