Saurimo - Osvaldo Agostinho, da escola "António Coimbra", do município de Saurimo, província da Lunda-Sul, venceu a 3ª edição do prémio "Melhor Professor do Ensino Primário", uma promoção da Fundação Sagrada Esperança.
De acordo com os resultados do concurso divulgados hoje, quinta-feira, em Saurimo, numa cerimónia orientada pelo presidente do Conselho de Administração da Fundação, Roberto de Almeida, o vencedor leva como prêmio 600 mil Kwanzas.
Na segunda e terceira posições, ficaram os professores Isildo Muhangueno e Odete Mazinho, também da escola "António Coimbra da Silva", levando para casa 300 e 150 mil kwanzas, respectivamente.
Durante a cerimônia, foi entregue uma menção honrosa à escola primária "António Coimbra".
Na ocasião, Roberto de Almeida, reiterou que o prémio visa incentivar os professores a melhorarem a qualidade de ensino, com vista a formação de quadros competentes e prontos para os diversos desafios do país.
Por seu turno, o administrador municipal de Saurimo, Kelson Malomalo, enalteceu a iniciativa , reiterando o compromisso do governo na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem e na expansão da rede escolar.
A 2ª edição foi realizada na província de Cabinda, em 2023, cujos vencedores foram os professores José Capita (1º), David Simba (2º) e José Chiendo (3º).
O Prémio "Melhor Professor do Ensino Primário" é uma iniciativa da Fundação Sagrada Esperança, visa incentivar uma maior entrega e crescimento profissional, distinguir os que mais se dedicam ao ensino das novas gerações.EM/JW/HD