Luanda - O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) formou, entre 2018 a 2022, 318 mil 692 cidadãos em diversas especialidades, ultrapssando a meta dos 254 mil previstos, anunciou, esta segunda-feira, em Luanda, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias.
Segundo a ministra, desta forma foram desencadeadas diversas acções para contribuir no aumento dos níveis de empregabilidade, com destaque para autoemprego e na melhoria dos processos de revitalização da formação profissional.
Discursando no Encontro Nacional sobre Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, sob o lema "Discutindo os caminhos e progressos da Administração, do Trabalho e da Segurança social", Teresa Dias fez saber que 294 pessoas foram capacitadas em técnicas de gestão, tendo em conta a capacitação de empreendedores.
Acrescentou que no âmbito da expansão dos Centros de Formação Profissional, foram constrídos onze, nomeadamente, nas localidades do Cacolo (Lunda Sul), Kuito (Bié), Cangola (Uíge), Bailundo (Huambo), Matala (Huíla), Dinge (Cabinda), Mucari (Malanje), Mbanza Congo (Zaire), Sambizanga Cazenga (Luanda) e no Luena (Moxico), totalizando onze.
Quanto ao Fomento da Empregabilidade, disse, alcançado através do Plano de Promocão da Empregabilidade ( PAPE), foram distribuidos 30 mil 453 kits, concedidos 12 mil 788 microcréditos, atribuídoas três mil 768 Carteiras Profissionais e a realizados seis mil 497 estágios profissionais.
Informou que ainda a Inspecção Geral do Trabalho realizou 40 mil 470 visitas inspectivas, abrangendo um universo de 766 mil 935 trabalhadores, registou 16 mil 993 infracções à legislação laboral, sete mil 308 casos de acidentes de trabalho comunicados pelas empresas.
Deste número, esclareceu, foram registados seis mil 310 casos leves, 880 graves e 118 fatais e mediou a celebração 15 acordos colectivos de trabalho.
Referiu que foram construídos e inaugurados dois Centros de Mediação de conflitos Laborais na Província de Luanda, designadamente nos SIAC's Kalawenda e Marconi.
No encontro estão a se debatidos temas temas como as “Reformas na Administração Pública”, “O Papel da Formação Profissional na Inserção no Mercado de Trabalho”, “Crescimento Económico, Emprego e Rendimentos: os desafios na região Africana para a prosperidade socio-económica das actuais e próximas gerações” e “Desafios da sustentabilidade, alargamento e adequação da Segurança Social”. LIN/VIC