Caxito - A hemoterapia do Hospital Geral Guilherme Pereira Inglês, na província do Bengo, foi reforçado hoje, sábado, com 40 bolsas de sangue, numa iniciativa do Movimento Juvenil Comunitário de Angola (MOVIJOVEM), em parceria com Associação Vida Angola (AVA).
A campanha contou com a participação de 75 jovens de vários estratos sociais, dos quais 49 conseguiram estiveram aptos a doar sangue.
Em declarações à ANGOP, o secretário executivo provincial do MOVIJOVEM, António Lucas Fragão explicou que a acção serviu para atenuar a carência de reservas de sangue da unidade sanitária.
Por seu turno, o presidente da Associação Vida Angola, (AVA), Sadoc Alfredo manifestou a sua preocupação pela falta do sangue nas unidades hospitalares ainda constituir um problema.
Informou que as campanhas massivas, gratuita e voluntária que a sua organização tem realizado visa também desencorajar a prática de venda do sangue por indivíduos defronte as unidades.
Por sua vez, o chefe de secção de Hemoterapia do Hospital Geral Guilherme Pereira Inglês, Lucas de Piedade agradeceu a iniciativa que vai ajudar muito, pois a unidade sanitária necessitava de bolsas de sangue.
Afirmou que o Hospital Geral Guilherme Pereira Inglês realiza em média 10 transfusões de sangue por dia, maioritariamente a pacientes sem presença de familiares.
Apelou às demais organizações juvenis a seguirem o mesmo exemplo, doando sangue nas distintas unidades hospitalares da província, como sendo único componente do organismo que não é produzido artificialmente, para salvar vidas humanas.
O Movimento Juvenil Comunitário d Angola (MOVIJOVEM) fundado a 15 de Abril de 2003, é uma associação não governamental de âmbito nacional, apartidária, de carácter filantrópica e sem fins lucrativos. MD/CJ/PA