Talatona - Mais de 200 pessoas foram atendidas, neste sábado, em Luanda, na Feira de Saúde organizada pela Igreja Tocoísta, no âmbito do novembro azul, mês da consciencialização sobre a importância do diagnóstico precoce do cancro de próstata.
A acção preventiva organizada no pátio da Sede Central, no Golfo II, teve como objectivo também promover a conscientização sobre saúde e o bem-estar.
A feira gratuita disponibilizou consultas de medicina geral, pediatria e otorrinolaringologia, exames básicos, como medição de pressão arterial, testes de glicemia, malária, realização de palestras educativas e distribuição de medicamentos.
De acordo com o médico Benza Manuel, responsável pelo evento, a iniciativa reflecte o compromisso extensivo da Igreja Tocoista em cuidar da alma e do corpo.
“A saúde é um presente de Deus e cabe a nós cuidar dela. Esta feira é um esforço das autoridades religiosas e visa trazer maior qualidade de vida para a comunidade", disse.
O Bispo Dom Afonso Nunes, enfermeiro de profissão, que fez parte da equipa, destacou a importância de ajudar os membros na área espiritual e física., defendendo que um corpo são é essencial para um espírito saudável.
referiu que a igreja deve auxiliar o governo na implementação de políticas que visam melhorar o sistema de saúde a nível nacional.
Afonso Nunes apelou os utentes a evitar o uso de medicamentos sem prescrição médica, incentivando a população a aproveitar os serviços oferecidos pela feira que termina domingo.
Reforçou também para que os profissionais de saúde exerçam as suas funções com amor e humanidade, lembrando que a profissão exige compaixão pelo próximo.
A campanha, que também integra as actividades do Novembro Azul, visa identificar casos suspeitos de cancro da próstata e encaminhá-los ao Centro de Oncologia para acompanhamento especializado.
A Feira da Saúde continua este domingo ( 17) e faz parte de uma série de acções sociais da Igreja Tocoista que pretende estender para outras comunidades no próximo ano.GIZ/MAG