Helsínquia - A Finlândia vai financiar um projecto de cooperação plurianual na Ucrânia para proteger o ambiente do país e analisar o impacto ambiental da guerra com a Rússia, anunciou hoje o Governo finlandês, segundo o site Notícias ao Minuto.
O projecto de quatro anos, com um orçamento de dois milhões de euros, irá reforçar a monitorização da qualidade da água e dos ecossistemas terrestres na Ucrânia.
Visa também melhorar a disponibilidade de informação ambiental actualizada, de acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros finlandês citado pela agência espanhola EFE.
"O mau estado do ambiente ameaça a saúde dos habitantes da Ucrânia e a produtividade agrícola e a economia do país", disse o ministro do Comércio Externo e do Desenvolvimento finlandês, Ville Tavio.
"A Finlândia ajudará a planear medidas para reparar os danos e melhorar a medição do estado do ambiente na Ucrânia", acrescentou.
O projecto, que será desenvolvido pelo Instituto Finlandês do Ambiente em cooperação com as autoridades ucranianas, apoiará igualmente os sistemas de alerta precoce em matéria de ambiente e harmonizará a legislação ambiental do país com a da União Europeia (UE).
A Ucrânia é um país candidato à UE.
A iniciativa inscreve-se no âmbito da cooperação em matéria de segurança ambiental prevista num memorando de entendimento assinado pelos dois países em Março de 2023.
Insere-se também na chamada "Fórmula de Paz Ucraniana", que tem como um dos pontos a protecção do ambiente e a medição dos danos ambientais causados pela guerra.
A Finlândia, que co-preside ao grupo de trabalho sobre segurança ambiental da "Fórmula de Paz Ucraniana", assinou um acordo de cooperação com Kiev sobre a questão na primavera passada.
A Rússia invadiu a Ucrânia em Fevereiro de 2022, desencadeando uma guerra que levou à destruição de muitas infra-estruturas do país, além de provocar um número de baixas civis e militares ainda por contabilizar.
A Ucrânia tem várias centrais nucleares de produção de energia, uma das quais, a de Zaporijia, a maior do género na Europa, está ocupada pelas forças russas desde os primeiros dias da guerra.CS