Luanda - O embaixador de Angola na Zâmbia, Albino Malungo, destacou, recentemente, os esforços de Angola para diversificar a economia e promover o desenvolvimento sustentável.
O diplomata, que falava , na província do Solwezi (Zâmbia), na cerimónia alusiva ao 49º aniversário da Independência Nacional, mencionou os programas socioeconómicos em Angola, que evidenciam o compromisso do Executivo com o bem-estar e o desenvolvimento da população.
De acordo com uma nota do Consulado Geral de Angola em Solwezi, chegada esta sexta-feira a ANGOP, na ocasião o embaixador expressou, igualmente, gratidão à Zâmbia pelo apoio histórico e pela cooperação contínua, sublinhando os projectos conjuntos como o Corredor do Lobito e os Acordos de Cooperação Energética e de isenção de vistos, que fomentam o crescimento económico entre ambos os países.
Por outro lado, apelou à continuidade da amizade e cooperação entre Angola e Zâmbia, com vista a um futuro de paz e prosperidade partilhadas.
Já o Cônsul Geral de Solwezi, Agostinho Raimundo dos Santos, enalteceu o sacrifício consentido por muitos angolanos, bem como a solidariedade de alguns países amigos para o alcance da independência nacional.
O diplomata falou, por outro lado, das dificuldades de inserção dos angolanos na sociedade zambiana, por falta de documentos, bem como realçou a possibilidade, para breve, do Estado angolano ter o seu primeiro património na localidade.
Constaram do programa das celebrações visitas às obras da Residência Oficial do Consulado angolano do Solwezi, que depois de 32 anos da abertura do Consulado Geral nesta província, poderá contar com a primeira infraestrutura do Estado.
Actuação dos cantores Sandra Nyakatolo e Gelson Castro, uma partida de futebol, um jantar comemorativo, entre outras actividades, fizeram parte da agenda.
Participaram no evento, membros do corpo diplomático e da comunidade angolana, bem como autoridades locais e empresários zambianos. ASS/ART